TIÃO OLIVEIRA
FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO
As autorizadas Subaru do País já estão vendendo o XV, crossover mostrado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. O novo modelo é importado do Japão e tem preço sugerido de R$ 115 mil.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
O jipinho, lançado no Salão de Nova York (EUA), em abril do ano passado, é baseado no Impreza. Mas recebeu importantes alterações tanto na carroceria quanto no chassi.
O XV tem 4,45 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 2,64 metro de distância entre os eixos. Essas dimensões são muito próximas às do Kia Sportage, um de seus principais concorrentes.
O motor é o boxer, 2.0, quatro-cilindros, com comando variável de abertura das válvulas de admissão. A potência é de 150 cv e o torque máximo, de 20 mkgf, surge às 4.200 rpm.
A versão disponível no Brasil tem câmbio automático CVT (de relações continuamente variáveis), que no modo manual simula seis marchas. O sistema de transmissão inclui ainda tração 4×4 por demanda.
Entre os itens de série há controles de tração e estabilidade, ABS e um dispositivo que “corta” o funcionamento do motor se os pedais de freio e o acelerador forem pressionados ao mesmo tempo.