Dois carros em um. Assim pode ser definido o novo Mini Cooper John Cooper Works, versão preparada do hatch inglês, que chegou às concessionárias do Brasil na sexta-feira por preço de R$ 153.950 (antes os R$ 144 mil pelos quais estavam sendo vendidos os últimos exemplares da linha anterior. Nos modos de condução econômico e intermediário, ele chega a ser suave, com comportamento bem próximo ao da versão Cooper S – apesar da suspensão, dura demais para as ruas brasileiras. Já no Sport, temos um esportivo de verdade.
Ao escolher esse programa em um seletor à frente da alavanca do câmbio – automático de seis marchas -, o carro dá um tranco forte e a rotação do motor imediatamente é elevada, para deixar o Mini mais arisco. A resposta do acelerador fica mais rápida e aumenta a pressão dos amortecedores, a fim de dar firmeza extra a suspensão. Além disso, o volante fica mais duro.
Com isso, os 231 cv do motor 2.0 turbo – 20 cv a mais que no John Cooper Works anterior, que trazia um 1.6 – são muito bem aproveitados, assim como os 32,6 mkgf, disponíveis a partir de 1.250 rpm.
O propulsor é o mesmo usado no Cooper S. Porém, neste modelo ele rende 39 cv a menos. Para obter a potência extra, foram feitas mudanças nos pistões, radiador, intercooler e sistema de escape.
As respostas do acelerador são prontas e agressivas e até o barulho do motor, que vem da saída de escape dupla, fica mais alto e instigante.
O carro se comporta como um kart, rápido, grudado no chão e estável. Nas curvas, é um maestro. Mas nem pense em usar o modo esportivo de condução na cidade. Ele é ideal para rodovias, principalmente as cheias de curvas.
A suspensão firme demais, que já não é das mais confortáveis nos modos de condução mais “mansos”, fica ainda mais ríspida. Em pisos imperfeitos, causa grande incômodo.
Merecem destaque ainda os freios esportivos. Da marca Brembo, têm pinças fixas de quatro pistões na frente e um poder avassalador de frenagem.
Desenho.Visualmente, o carro chama muito a atenção. O teto e os retrovisores externos vermelhos são sua marca registrada. Porém, na versão de carroceria vermelha, esses detalhes são brancos. Outros destaques são os emblemas John Cooper Works na dianteira, traseira e interior, as saias laterais, o defletor traseiro e as rodas exclusivas – de 18 polegadas.
Por dentro, os bancos esportivos com revestimento bicolor são bonitos e oferecem bom suporte ao corpo, além de conforto. Na tela central com LEDs, há projeção de várias informações, como as do navegador GPS e as do modo de condução mais econômico.
Há ainda um sistema de conectividade que funciona por meio de um aplicativo de smartphone. Sempre que o motorista faz o pareamento do celular com o sistema multimídia do carro, via Bluetooth, pode conferir na tela central muitas informações úteis, como avisos sobre viagens ou previsão do tempo para os próximos dias, além de radares de velocidade nas proximidades.
Também merece destaque o sistema Head Up Display (visor ao redor dos olhos). Informações como velocidade e dados do GPS são projetados em uma tela à frente do volante, evitando que o motorista tire os olhos da pista. Há ainda controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo que avisa quando o John Cooper Works está muito próximo do carro à frente. Opcionalmente, há câmera de ré.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido – R$ 153.950
Motor – 2.0 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência – 231 cv a 5.200 rpm
Torque – 32,6 mkgf a 1.250 rpm
Câmbio – Automático, 6 marchas
0 a 100 km/h – 6,1 segundos
Velocidade máxima – 246 km/h
Comprimento – 3,87 metros
Distância entre-eixos – 2,49 metros
Porta-malas – 211 litros
Peso – 1.220 quilos