Pelo quarto ano consecutivo, o Jornal do Carro foi eleito o caderno mais admirado da imprensa automotiva. A edição 2023 da premiação, promovida por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas, ocorreu nesta segunda-feira (24), em São Paulo. Conforme a organização, a eleição teve votação recorde e mais de 65 mil indicações.
De acordo com o diretor da Jornalistas Editora, Eduardo Ribeiro, a imprensa automotiva é uma das mais organizadas e ativas do jornalismo brasileiro. “Por isso este reconhecimento aos +Admirados do setor tem um significado todo especial.”, diz.
Jornalistas do Estadão são destaque
Além disso, a cerimônia destacou os profissionais do setor. Neste ano, quatro indicados atuam em produtos do Estadão. Desse modo, o Prêmio +Admirados da Imprensa Automotiva destacou Tião Oliveira e Vagner Aquino, do Jornal do Carro. Os dois ficaram no Top 25 +Admirados Jornalistas do setor. Além disso, houve menções na categoria de Jornalista Especializado (Veículos Comerciais). Ou seja, as repórteres Aline Feltrin e Andrea Ramos ficaram entre as quatro mais admiradas.
Por fim, o editor do Jornal do Carro, Tião Oliveira, recebeu o título de +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2023. “Estou muito honrado. Fiquei feliz também com o reconhecimento de outros colegas, de diferentes meios. Quero destacar a forte presença das mulheres. Bem como de publicações da região Nordeste. Afinal, acho muito importante ter essa diversidade e representatividade regional”, destaca.
Além das versões impressa e digital do Jornal do Carro, Tião Oliveira também é editor dos canais de conteúdo Estradão e Mobilidade. A equipe do JC também conta com o editor-assistente Diogo de Oliveira e os colaboradores Eugênio Augusto Brito, Jady Peroni, Rodrigo Tavares e Vagner Aquino.
História
O Jornal do Carro, lançado no dia 4 de agosto de 1982, tinha, a princípio, 16 páginas. Assim, surgiu como um caderno do Jornal da Tarde. O sucesso do suplemento foi imediato. Um dos destaques era a pesquisa de preços de carros e motos usados. O número de modelos passou de pouco mais de 36, em 1982, para 1.420 modelos e quase 5 mil cotações.
Com a transferência para o Estadão, por fim, a abrangência e a circulação do Jornal do Carro aumentaram. Assim, o JC passou de uma tiragem média de 60 mil exemplares, em 2012, ainda no JT, para cerca de 200 mil, às quartas-feiras. Atualmente, o caderno impresso continua saindo às quartas-feiras. Porém, pode ser visto a qualquer momento no site do Estadão.