Você está lendo...
Jornal do Carro vence prêmio de jornalismo
Notícias

Jornal do Carro vence prêmio de jornalismo

Reportagem sobre o futuro da mobilidade individual ficou com o primeiro lugar na categoria 'Impressa' no prêmio SAE Brasil

Redação

01 de out, 2018 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Prêmio de jornalismo
Prêmio de jornalismo
Crédito:A partir da esquerda, Tião Oliveira, editor do JC, Alessandra Gomes, da Mercedes-Benz, Rafaela Borges e Otacílio Gomes, da SAE (Foto: SAE Brasil)
Prêmio de jornalismo

O Jornal do Carro foi o grande campeão do SAE Brasil, prêmio de jornalismo que é considerado um dos mais importantes do setor de mobilidade. A reportagem "Revolução sobre Rodas" ficou com o primeiro lugar na categoria "Impressa".

A reportagem (leia aqui a versão online) de Hairton Ponciano e Rafaela Borges foi publicada 2 de agosto de 2017, para celebrar os 35 anos do Jornal do Carro.  Trata-se de uma imersão no futuro da mobilidade individual.

O final desta década marcará uma revolução no conceito de carro. Os primeiros resultados começarão a ser vistos a partir de 2020.

Publicidade


O carro será autônomo, eletrificado e amplamente conectado. Com isso, deixará de ser um mero meio de mobilidade para se tornar um assistente pessoal.

A reportagem, com arte e diagramação de Dennis Fidalgo, mostra como será esse novo conceito de carro. Durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), um mês após a publicação, a maior parte das tecnologias antecipadas em "Revolução sobre Rodas" foi mostrada em protótipos de diversas montadoras.

Prêmio de Jornalismo

O prêmio de jornalismo SAE Brasil está em sua 12ª edição. Ele foi entregue na última sexta-feira (28) na sede da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.


Foram inscritos no prêmio de jornalismo 181 trabalhos, abordando diversos temas relacionados à mobilidade. A comissão julgadora foi formada por jornalistas e integrantes da SAE Brasil.

Há duas categorias, "Impressa" e "Internet". Para cada uma das vencedoras, além do primeiro lugar, há duas menções honrosas e dois destaques.

O primeiro lugar na categoria "Internet" foi conquistado por Leonardo Felix, do portal UOL. Ele é autor da série de reportagens "Como nasce um carro".


Confira a lista de premiados

 

VENCEDORES

Categoria Impressa – Hairton Ponciano e Rafaela Borges, pela reportagem “Revolução sobre Rodas”, publicada no Jornal do Carro, do O Estado de S. Paulo.


Categoria Internet – Leonardo Felix, pela série de reportagens “Como nasce um carro”, publicada no Portal UOL.

 

MENÇÕES HONROSAS


Categoria Impressa – Isadora Carvalho, pela reportagem “Dormindo ao volante”, publicada na revista Quatro Rodas, e Vilhena Soares Alves, pela reportagem “Voo Verde”, publicada no Correio Brasiliense, de Brasília.

Categoria Internet – Gustavo Henrique Ruffo, pela matéria “Ford Ka na Europa e no Brasil - Um oceano nos separa em termos de segurança”, publicada no site Kelley Blue Book, e Leonardo Ruiz, pela matéria “Etanol: Não basta ser verde, precisa ser competitivo!”, publicada no site Revista CanaOnline.

 


DESTAQUES

Categoria Impressa – Gabriel Aguiar, pela reportagem “Nossos híbridos estão envelhecendo... E agora?”, publicada na revista Autoesporte, e Pedro Kutney, pela reportagem “Eletrificação e gás natural ganham peso nos caminhões”, publicada na revista Automotive Business.

Categoria Internet – Leonardo Contesini, pela matéria “O carro elétrico será viável em escala global?”, publicada no portal FlatOut Brasil, e Mayra Cavalcanti de Melo, pela reportagem “Código de Trânsito completa 20 anos. E eu com isso?”, publicada no JC Online, do Jornal do Comércio, de Recife.


Deixe sua opinião