Você está lendo...
Começa julgamento da Volkswagen em caso ‘dieselgate’
Notícias

Começa julgamento da Volkswagen em caso ‘dieselgate’

Ação coletiva é a maior da história da Alemanha. Dieselgate já custou mais de 30 bilhões de euros à Volkswagen

Redação

01 de out, 2019 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

dieselgate
Processo pode levar até quatro anos
Crédito:Foto: Fabian Bimmer/Reuters
dieselgate

O julgamento do caso dieselgate teve início nesta segunda-feira (30), na Alemanha. O escândalo envolvendo a Volkswagen estourou há quatro anos. Em 2015 veio à tona a fraude nos testes de emissões de poluentes dos veículos a diesel fabricados entre 2008 e 2015 pela montadora.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Desde então, conforme a agência de notícias AFP, a gigante alemã já desembolsou mais de € 32 bilhões. O montante pagou multas, compensações, acordos legais e realização de recalls em todo o mundo, em sua maioria nos EUA.

Publicidade


O processo judicial, que já é considerada a maior ação coletiva da história da Alemanha, foi movido pela associação de consumidores VZBZ. O processo conta com o apoio de cerca de 470 mil proprietários de automóveis da marca.

A associação acusa a montadora de ter prejudicado deliberadamente seus clientes. A fabricante instalou em seus automóveis movidos a diesel um dispositivo que manipulava os resultados das emissões de poluentes.As emissões excediam o permitido por lei.

Dieselgate ainda levará anos

Com isso, a ação movida por parte da acusação tem por objetivo a reparação e a indenização coletiva dos proprietários. Estima-se que o julgamento deve se estender ao menos até 2023, devido à amplitude do caso.


Deixe sua opinião