Apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, o Cerato reestilizado deixou de vir da Coreia do Sul para ser importado do México, por R$ 79.990.
O preço, salgado para um sedã compacto premium – que a Kia, sua fabricante, trata como um médio – traz com ele alguns bons itens de série, mas deixa de fora outros “equipamentos de primeira necessidade” nessa faixa de preço de fora. Há ar-condicionado com duas zonas de temperatura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, sensores de obstáculo na frente e atrás, desembaçador automático no para-brisa e controlador de velocidade.
No entanto, o carro não traz central multimídia, controle de estabilidade (ESP) e travamento automático das portas – recurso que, segundo informações da Kia, só está disponível nas versões que trazem quatro air bags; a destinada ao Brasil só é oferecida com dois.
O motor é o 1.6 flexível de até 128 cv, o mesmo da linha Hyundai HB20. Esse propulsor é associado ao câmbio automático de seis marchas, com funções Eco, para economia de combustível, e Sport, para aprimorar o desempenho.
O conjunto trabalha bem, mas é fraco para um carro do porte do Cerato. Com o veículo sem passageiros e bagagens, ele consegue cumprir seu papel. Caso contrário, o carro fica devendo em agilidade.
O visual impressiona. Há faróis e lanternas enormes de LEDs, invadindo as laterais. Por dentro, o acabamento é bom. O carro traz bancos de couro, painel emborrachado e iluminação ideal no painel. Não há rebarbas aparentes.
Falta ao Cerato, para ser um carro mais justo, beber na mesma fonte do meio-irmão Hyundai Elantra e adotar um motor 2.0 – ou aceitar a vocação de compacto premium.
PRÓS E CONTRAS
Prós: ACABAMENTO. Interior do Cerato é bem feito e tem qualidade na escolha dos materiais; ele é sóbrio, porém de bom gosto.
Contras: ITENS DE SÉRIE. Central multimídia e travamento automático das portas deveriam ser de fábrica em um carro com este preço.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido R$ 79.990
Motor 1.6, 4 cil., 16V, flexível
Potência 128 cv a 6.000 rpm
Torque 16,5 mkgf a 5.000 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas