O Kia EV3 foi eleito o SUV compacto do ano no Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY), o Carro do Ano Mundial das Mulheres na tradução livre. O júri do prêmio, composto exclusivamente por 82 jornalistas especializadas em automóveis (de 55 países diferentes nos cinco continentes) escolheu o elétrico em meio a 12 concorrentes. Os critérios de avaliação são bem amplos: segurança, qualidade, preço, design, facilidade de condução, desempenho e proposta ambiental.
O SUV, inclusive, estreia no País ao longo de 2025. O próximo lançamento da marca coreana por aqui, no entanto, é o grandalhão EV9. Voltando ao Kia EV3, o SUV elétrico é o caçula da família, que ainda traz o crossover EV6 e o utilitário EV5 (este já à venda no Brasil).
Apesar disso, o modelo tem porte de Volkswagen Taos ao medir 4,30 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas tem 460 litros e ainda há um espaço de 25 litros na dianteira, sob o capô.
Kia EV3 e mais
Bem como seus “irmãos”, o EV3 tem um design exótico, especialmente das lanternas traseiras e do jogo de rodas. Por fim, o SUV elétrico tem o equivalente a 204 cv de potência e vai de zero a 100 km/h em 7,5 segundos. As baterias têm duas versões de capacidade: 58,3 kWh ou 81,4 kWh. Na maior, o modelo consegue uma autonomia de mais de 600 km, de acordo com o WLTP.
Além do Kia EV3, carros da Mini, Audi, Porsche, Hyundai, Toyota e Porsche também foram premiados em diferentes categorias. Confira a lista de vencedores:
Carro urbano – Mini Cooper
SUV compacto – Kia EV3
Carro grande – Audi A6 e-tron
SUV grande – Hyundai Santa Fe
4×4 e picape – Toyota Land Cruiser
Performance e luxo – Porsche Panamera
Melhor tecnologia – BYD
Prêmio Sandy Myhre – Volvo
Já o prêmio principal tem 81 concorrentes, mas o vencedor geral só será conhecido no dia 6 de março. A Kia vai tentar o bicampeonato já que ano passado o EV9 foi o ganhador. O WWCOTY é criação da jornalista automotiva neozelandesa Sandy Myhre em 2009. Atualmente ela é presidente honorária e tem uma categoria dedicada ao seu nome, que valoriza as fabricantes que têm iniciativas em prol da mulher no ambiente automotivo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!