Você está lendo...
Kia Rio: a novela de quase vinte anos
Notícias

Kia Rio: a novela de quase vinte anos

Kia tenta trazer o Rio para o Brasil desde o lançamento em 2000. Kia Rio já está na quarta geração e nunca foi vendido no País

Redação

24 de out, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

kia rio
Kia Rio atual foi lançado em 2016 e chegou a vir ao último Salão de São Paulo
Crédito:Benoit Tessier/Reuters
kia rio

O que já é uma das maiores lendas automobilísticas do Brasil, a promessa de importação do Kia Rio para o Brasil já beira os vinte anos. Desde 2000, quando o carro chegou a ser apresentado à imprensa brasileira ate hoje a Kia estuda a vinda do carro para o País.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

No entanto, a montadora acaba sempre desistindo de trazer o modelo. O Rio já apareceu em vários Salões de São Paulo, com a promessa de em breve começar a ser vendido, mas nada foi adiante. Em parte, a culpa é da própria Kia, que priorizou a vinda do subcompacto Picanto para o Brasil, em vez do Rio. O Picanto estreou por aqui em 2006.

Publicidade


De fato, os primeiros Picanto podiam ter mais apelo estético do que a primeira geração do Rio. Mas com o passar do tempo, o Kia Rio melhorou e hoje colocaria a Kia no concorrido segmento de hatches compactos. O modelo brigaria em pé de igualdade com VW Polo e Fiat Argo, bem como as recém-lançadas novas gerações de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Curiosamente, a vinda do Rio chegou a ser confirmada pela Kia várias vezes. Inclusive, o hatch estava no último Salão de São Paulo, em 2018. O início das vendas neste ano era certo, mas até agora nada do carro nas lojas da marca.


Agora, com a saída de cena do Picanto, a Kia pode finalmente abrir espaço na gama para o Rio. O subcompacto encareceu e perdeu apelo, declinando nas vendas. Além disso, o Rio passou a ser fabricado também no México, de onde pode ser importado com menor tributação. É a chance da Kia encerrar a novela que se arrasta há quase duas décadas.

O Rio

O Rio é vendido em versões hatch e sedã, dependendo do mercado. O dois volumes tem 4,06 metros de comprimento e entre-eixos de 2,58 metros. São dimensões muito próximas às de um Polo. Sob o capô, o modelo seria vendido com o conhecido 1.6 de 128 cv que equipa vários carros de Kia e Hyundai. Há opção de câmbio automático.


Uma curiosidade sobre o carro é que o nome não tem nenhuma relação com o Rio de Janeiro. O modelo foi batizado assim em função dos rios de água doce.

Kia Sportage Híbrido EX Prestige Turbo GDI 180 cv
Oferta exclusiva

Kia Sportage Híbrido EX Prestige Turbo GDI 180 cv

Deixe sua opinião