Você está lendo...
Kia vai vender Soul elétrico no Brasil
Lançamentos

Kia vai vender Soul elétrico no Brasil

Anúncio foi feito um dia após a divulgação do fim do imposto de importação para veículos dessa categoria

29 de out, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Kia vai vender Soul elétrico no Brasil

A Kia vai vender no Brasil o Soul EV, versão elétrica do modelo.

O anúncio foi feito um dia após a publicação da Resolução 96 da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que isenta veículos puramente elétricos da alíquota de importação.

Apesar de anunciar a vinda do carro, produzido na Coreia do Sul, a Kia não divulgou preço nem data de lançamento, porque as empresas estão negociando redução também do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, a alíquota é de 25%, mas as montadoras estão pleiteando os mesmos 7% cobrados para carros com motor até 1.0.

Publicidade


Com a isenção do imposto de importação (que era de 35%) e a redução do IPI, o carro elétrico poderá ter preço atraente. Hoje, para se ter uma ideia, o Toyota Prius, o híbrido mais barato do País e o de maior sucesso do mundo, custa R$ 116.660, e por isso tem vendas baixas no Brasil.

Ao contrário do híbrido Prius, o Soul EV tem propulsão puramente elétrica, como o Nissan Leaf.

De acordo com a Kia, ele tem autonomia estimada de 179 km na estrada e 219 km na cidade.


O Soul EV tem duas tomadas localizadas na grade dianteira, uma para carregamento em rede de 120 ou 240 volts, e outra carga rápida, de 480v.

A bateria de íon de lítio, localizada sob o piso, tem 360 volts e 27 kWh. O Soul também tem sistema de frenagem regenerativa, capaz de aproveitar até 12% da energia cinética do carro.

Segundo a Kia, o modelo de tração dianteira atinge velocidade máxima de 145 km/h, graças ao torque de 29 mkgf.


O Soul EV é equipado com um sistema sonoro para alertar pedestres, que funciona em baixas velocidades.

Por causa das baterias, o espaço para pernas no banco traseiro foi reduzido em 8 cm. Em compensação, a área do porta-malas foi mantida, informa a montadora.

O painel utiliza pela primeira vez em um veículo da Kia a tecnologia Organic Light Emitting Diode (OLED), para redução do consumo de energia. As informações prestadas ao motorista incluem fluxo de energia do veículo, tempo de carga e autonomia, entre outros dados.


Deixe sua opinião