Você está lendo...
Koenigsegg Jesko tem 1.600 cv e passa de 500 km/h
Notícias

Koenigsegg Jesko tem 1.600 cv e passa de 500 km/h

Sucessor do Agera RS, novo Koenigsegg aparece em Genebra com motor 5.0 V8 biturbo capaz de levá-lo a 482 km/h. Preço começa em 2,7 milhões de euros, cerca de R$ 11,7 milhões

Redação

06 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Koenigsegg Jesko
Crédito:Em simulações virtuais, a Koenigsegg informa que o Jesko superou a marca de 500 km/h, mas em situações reais a marca garante que o superesportivo pode chegar a 482 km/h. Foto: Koenigsegg/Divulgação

O Koenigsegg Agera RS pode descansar em paz. A marca sueca está apresentando no Salão de Genebra, na Suíça, o substituto de seu supercarro.

Denominado Jesko, o novo superesportivo tem motor 5.0 V8 biturbo. Com gasolina, a potência é de “apenas” 1.280 cv, mas chega a 1.600 cv com E85 (mistura do combustível mineral e 85% de etanol).

Nesse caso, a velocidade máxima é de 482 km/h, de acordo com dados da fabricante. A Koenigsegg informa que em simulações virtuais (portanto com menos interferência da aerodinâmica) o Jesko superou os 500 km/h. Os números o credenciam a tentar quebrar o recorde de velocidade para carros de produção em série, que pertence ao Agera RS (447,6 km/h).

Publicidade


O preço do novo superesportivo começa em 2,7 milhões de euros sem impostos. Na conversão direta, Isso dá cerca de R$ 11,7 milhões.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

MAIS GENEBRA:


+ Bugatti La Voiture Noire

+ Clio ganha versão híbrida

Jesko é o nome do pai de Christian von Koenigsegg, dono da marca. O próprio Koenigsegg pai só soube da deferência durante a apresentação do novo modelo, na Suíça.


Além da potência monstruosa, o V8 rende também torque fenomenal, de 153 mkgf. O motorzão trabalha em conjunto com a transmissão automática de nove marchas desenvolvida pela própria marca.

A caixa se chama “Light Speed Transmission”, em referência às passagens de marcha “quase na velocidade da luz”. Mesmo que seja “entre uma 7ª e uma 3ª”, informa a empresa.

Koenigsegg tem estilo agressivo

Em termos de visual, o Jesko aparentemente buscou inspiração tanto no estilo agressivo do Agera RS como nas linhas mais suaves e elegantes do Regera. A dianteira sóbria tem faróis na longitudinal e um enorme spoiler, típico de carros desenvolvidos para as pistas.


A traseira tem mais detalhes. Como a saída dupla de escape acima da placa de licença e do enorme aerofólio destacado da carroceria. O difusor de ar também chama bastante a atenção.

A Koenigsegg informa que o Jesko exerce pressão aerodinâmica 30% superior à do superesportivo One:1 e 40% superior à do Agera RS. Ainda de acordo com a marca sueca, isso representa 1.400 kg de pressão sobre o solo, valor igual ao peso do supercarro.


 

De acordo com informações da Koenigsegg, a produção do Lesko será limitada a 125 unidades. A marca prevê fabricar entre 40 e 50 veículos por ano.


Deixe sua opinião