Kombi é estrela de 'Pequena Miss Sunshine'

Carros de cinema: defeitos da 'Velha Senhora' estão entre os conflitos do filme de 2006

Por 25 de out, 2015 · 5m de leitura.

Em “Pequena Miss Sunshine”, de 2006, a simpática Kombi amarela é um dos personagens principais. É no modelo da VW que se passa boa parte da ação. Ele é responsável por levar a família Hoover ao concurso de beleza infantil em que Olive, vivida por uma Abigail Breslin ainda criança, se inscreveu – cujo nome é o mesmo do filme.

A viagem de quase 1.300 km pelos Estados Unidos, entre Albuquerque, no Estado do Novo México, e Los Angeles, na Califórnia, acaba sendo bastante desastrada, primeiramente por causa de um problema de câmbio apresentado pela velha Kombi. Com o volante dividido por Sheryl (Toni Collette) e Richard Hoover (Greg Kinnear), a van da VW só dá partida em movimento. Isso acaba gerando sequências divertidas, com toda a família empurrando o veículo até ela funcionar.


Falhas mecânicas à parte, a família aproveita o tempo que passa junta na viagem para resolver conflitos internos, com a participação do irmão mais velho de Olive, Dwayne (Paul Dano), o tio Frank (Steve Carell) e do avô Edwin (Alan Arkin), pai de Richard.

A viagem termina com uma participação hilária de Olive no concurso. A garota destoa das outras participantes por não ter nem um pouco do estereótipo de “pequena miss” americana. Gordinha e com enormes óculos, a personagem ganha a empatia do espectador com carisma e simplicidade.

Velha senhora. A Kombi foi lançada na Alemanha em 1950 e começou a ser montada no Brasil, em um galpão da marca no bairro do Ipiranga, na capital, apenas três anos depois. Em 1957, passou a ser produzida na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).


Feita sobre a plataforma do Fusca, ela utilizava motor 1.2 refrigerado a ar, que no primeiro modelo nacional tinha apenas 30 cv. Ao longo das décadas, a “Velha Senhora” ganhou várias outras motorizações maiores.
A carroceria também teve diversas configurações, com variantes picape (inclusive de cabine dupla), furgão e de passageiros. Em 1998, a VW chegou a lançar uma versão mais luxuosa, chamada de Carat, com direito a bancos de veludo e revestimento de tecido.

A última modificação na mecânica e no visual ocorreu em 2005, quando ela deixou de usar o propulsor boxer 1.6 a ar e adotou um 1.4 flexível refrigerado a água. A mudança no motor implicou a instalação de um radiador na dianteira do carro, tal qual a antiga versão a diesel.

A produção foi até 2013, marcada pela série especial Last Edition, que consistiu nas últimas unidades produzidas. A Kombi saiu de linha de vez após a obrigatoriedade dos air bags frontais e freios ABS nos carros vendidos no País. Sua plataforma não podia recebê-los.


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