Você está lendo...
Kwid elétrico ganha nova bateria e pode ter 321 km de autonomia no Brasil
Mercado

Kwid elétrico ganha nova bateria e pode ter 321 km de autonomia no Brasil

Versão do Kwid elétrico feita pela Dongfeng tem novas baterias de 26,8 kWh que aumentam em 50 km a autonomia; hatch chega em breve no Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Renault Kwid elétrico
Renault Kwid elétrico deve chegar no Brasil com autonomia de 321 km
Crédito:Renault/Divulgação

A Renault está próxima de apresentar o novo Kwid elétrico no Brasil. O modelo, que terá o sobrenome E-Tech, será feito sobre o irmão gêmeo chinês, o City K-ZE. No entanto, apesar de vir importado do país asiático, a marca francesa já confirmou que, para o mercado brasileiro, o hatch usará motor mais potente. Além disso, ganhará novas baterias.

Como se sabe, o Kwid elétrico possui diferentes versões. Entre elas, o Dacia Spring, o City K-ZE e o Dongfeng EX1. Pois bem, a Dongfeng lançou uma versão especial conhecida como EX1 Pro, que oferece um pacote de baterias mais moderno. O atual conjunto de 27,4 kWh será substituído por um de 26,8 kWh que entrega maior autonomia. De acordo com a montadora, o hatch poderá rodar até 321 km com as baterias cheias.

Kwid
Divulgação/Dongfeng

Publicidade


Dessa forma, a expectativa é de que as novas baterias equipem o modelo que virá ao Brasil no 2º semestre, junto com um motor com desempenho mais próximo dos 70 cv do motor 1.0 SCe flex. Lá na China, o City K-ZE traz um motor elétrico com 44 cv de potência e um torque de 12,1 mkgf. Com ele, o hatch chega à velocidade máxima de 104 km/h e tem autonomia para rodar cerca de 270 km com a carga completa.



Versão traz visual moderno

Além de apresentar alteração no motor e nas baterias, o EX1 Pro também ganhou mudanças no visual. De cara, o modelo da Dongfeng já possui certas diferenças como, por exemplo, grade, linhas do capô e nos logotipos. Além disso, nessa versão, tem iluminação de LEDs que contorna os faróis. Por fim, há detalhes em vermelho pela carroceria.

Em comemoração ao lançamento do EX1 Pro, a Dongfeng vai estrear uma série limitada de 300 unidades do primo do Kwid elétrico. Nessa linha, os bancos serão pretos com detalhes em vermelho. No mais, haverá apoio de braço central, rodas de liga-leve diamantadas, antena tipo barbatana de tubarão e câmera de ré integrada à central multimídia.


No Brasil, o Kwid elétrico está confirmado para o segundo semestre e pretende ser o carro elétrico mais barato à venda no País. Aqui, deverá disputar mercado com modelos chineses, sobretudo da JAC Motors, como o JAC e-JS1, já testado pelo Jornal do Carro.

Como será o Kwid elétrico no Brasil?

Infelizmente, não há muitas informações sobre o Kwid elétrico que virá para o Brasil. A não ser as especulações de motorização. Contudo, a versão confirmada pelo CEO do grupo Renault, Luca de Meo – durante visita ao Brasil -, terá visual inspirado no novo Kwid nacional e diferenças de estilo em comparação ao modelo oriental.


Rodolfo BUHRER/Renault

Além disso, ao que se sabe, o hatch será bem menos refinado em relação às tecnologias embarcadas. Inclusive, deve ser inferior ao Zoe E-Tech, lançado no Brasil no começo de 2021. Isso porque, para ter um preço acessível, virá com o básico como ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS e airbags frontais e laterais. Pode ganhar controle de estabilidade. Já a multimídia terá tela maior e mais conectividade com smartphones.

Assim como o restante das informações, também não há dicas sobre a faixa de preço do Kwid elétrico. O intuito é chegar no mercado sendo ”o elétrico mais barato do mercado”. Mas, não podemos esperar nenhum valor abaixo dos R$100 mil.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião