Produzido desde 1977, o Lada Niva recebeu um tapa no visual, o suficiente para que a montadora russa AvtoVaz o chame de “novo”. Assim surgiu o Niva Sport, um SUV com estilo mais “esportivo” e motor mais potente.
O modelo traz motor 1.7 de quatro cilindros a gasolina que entrega 124 cv e 15,4 mkgf de torque. Não são números que impressionam, mas é um salto em relação à versão anterior, com apenas 83 cv e 13,2 mkgf. O câmbio manual de cinco marchas também recebeu melhorias, com uma embreagem mais robusta e a quinta relação reforçada. Já a tração é integral.
Tanto o sistema de suspensão como os freios trazem agora configurações esportivas, o que, de acordo com a Lada, dão ao SUV uma vantagem dinâmica em relação a outros modelos da marca. Por fora, traz o emblema Sport na grade dianteira, rodas de liga leve aro 16, alargadores de para-lamas e LEDs nos faróis. Na cabine há detalhes vermelhos nos bancos e nas costuras.
Talvez chamar o Niva Sport de esportivo seja exagero, contudo, os ajustes podem melhorar a dirigibilidade, considerada ruim. Independentemente das melhorias, o carro ainda é datado, com visual, mecânica e acabamento da década de 1990. É a tradição, ou a falta de, da indústria automotiva nacional russa. Mesmo que antes dos embargos por conta da guerra contra a Ucrânia algumas montadoras tenham produzido carros muito mais modernos por lá.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!