A Lada está de volta a Cuba depois de 12 anos sem exportar para o país. A princípio, a fabricante russa enviará 344 unidades dos modelos Vesta Sedan e Largus Cross, que devem chegar já em janeiro de 2018. Os veículos serão usados como táxis, carros de turismo e de aluguel das estatais locais.
Desde que a Aliança Renault-Nissan assumiu o controle da AvtoVAZ, proprietária da Lada, os planos para a marca russa passaram a ser ambiciosos. O objetivo é aumentar as exportações de 20 mil veículos em 2016 para quase 200 mil em 2026.
As vendas de carros em Cuba são controladas pelo governo local e os preços ficam fora do alcance da maior parte da população. Apenas 20 em cada 1.000 habitantes possuem um veículo no país.
Contudo, segundo o CEO da AvtoVAZ, Nicolas Maure, Cuba é “um dos mercados de exportação prioritários” da montadora. “Este país respeita a marca Lada com uma importante frota de clássicos Ladas e Nivas ainda nas estradas”. O executivo afirmou ainda que a empresa fornecerá “o treinamento de pós-venda e reposição de peças” conforme necessário.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE NINGUÉM VÊ NAS RUAS
VOLKSWAGEN PASSAT
Alguns carros dessa lista até têm vendas representativas, mas por algum motivo, eles são difíceis de ver nas ruas, mesmo em grandes centros. Você já viu algum deles aí? O Passat, por exemplo, até tem muitas unidades de suas gerações passadas rodando no País, mas o novo é figura rara, apesar dos 417 já vendidos esse ano.
PEUGEOT 3008
O novo 3008 é um ótimo carro e vendeu 104 unidades em outubro. Mesmo assim, ainda é figurinha bem rara nas ruas.
KIA SPORTAGE
O Sportage da geração anterior é figurinha fácil em todo canto, mas a nova geração, que manteve muitas qualidades e até os preços do antigo, ainda é cena rara apesar das 364 unidades vendidas em outubro.
MERCEDES-BENZ GLC
O GLC compete com modelos bem mais comuns como Audi Q5 e BMW X3. Até vendeu bem (para a faixa de preço), com 541 unidades em 2017, mas você já viu algum por aí?
HYUNDAI TUCSON
O Tucson ainda tem bons números de vendas, mas eles são sustentados pela primeira geração, ainda à venda. O modelo atual tem ótimos predicados, mas também é outro carro difícil de ver nas ruas.
LEXUS NX
O NX é outro SUV de luxo médio com boas qualidades e preço na média da concorrência, mas pode jogar na loteria o dia em que ver um na rua...
FORD EDGE
Os Edge anteriores até são mais fáceis de ver por aí, mas o modelo atual não conseguiu repetir o sucesso.
VW GOLF VARIANT
A antecessora Jetta Variant era tão cara quanto na época que era vendida, mas é bem mais fácil de ver do que a elegante perua do Golf.
JAGUAR XE
O XE tinha tudo para colocar a Jaguar em mais garagens. Mas isso não ocorreu e o modelo é quase tão raro quanto qualquer outro Jaguar.
RENAULT OROCH
Até achamos que a Oroch ia vender feito pão quente. A picape do Duster até vende relativamente bem, mas ver uma nas ruas é bem mais difícil que a rival Fiat Toro.