Lamborghini Asterion é revelado em Paris

Superesportivo híbrido de quatro lugares vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos; máxima é de 320 km/h

Por 02 de out, 2014 · 4m de leitura.

O mistério acabou. A Lamborghini revelou as primeiras imagens de seu novo modelo, o Asterion LPI910-4, grande estrela da marca no Salão de Paris, que abre as portas entre os dias 4 e 19 de outubro. O superesportivo híbrido de quatro lugares sai da inércia graças a combinação de um motor a gasolina V10 de 5,2 litros e mais três motores elétricos. A potência combinada chega aos 910cv, segundo a marca.

O conjunto é capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em três segundos, enquanto a velocidade máxima é de 320 km/h. Ainda de acordo com dados da fabricante italiana, o Asterion chega aos 125 km/h apenas com o sistema elétrico. A autonomia prometida é de 50 km.

Em relação ao nome, ele tem um significado específico como todos os Lamborghini. O “LP” diz respeito ao posicionamento do motor, neste caso, “posterior longitudinal”. A letra “I”, por sua vez, significa “híbrido”, escrito em italiano. Por fim, o número “910” faz referência à potência combinada, enquanto o número “4” representa a tração nas quatro rodas. Segundo a montadora, ainda não há planos para que o modelo entre em produção.

Concorrentes. A Lamborghini demorou a exibir um modelo com tecnologia híbrida. Alguns dos principais rivais da marca já partiram, em modelos exclusivos, para a produção de um veículo “verde”, caso da Ferrari, com a LaFerrari, e da Porsche, com o 918 Spyder.

Em março deste ano, o CEO da Lambo, Stephan Winkelmann, disse em entrevista que a marca não pretendia adotar tão cedo o uso de tecnologia híbrida para seus modelos. Apesar da declaração, o executivo não tirou a possibilidade futura de construção de um modelo híbrido por parte da montadora italiana. A prova disso agora chama-se Asterion.