Lamborghini e Porsche estão protagonizando uma disputa e tanto. As duas marcas estão brigando pelo reinado em Nurburgring, na Alemanha. A Lamborghini havia feito o recorde com o Huracán Performante. A Porsche foi buscar o título de volta com o 911 GT2 RS, mas não durou muito.
Agora, o novo dono do melhor tempo no “Inferno Verde” é o ainda não lançado Aventador SVJ (SuperVeloce Jota). Com o tempo de 6:44.95, superou em quase 3 segundos os 6:47.3 do 911 GT2 RS para carros de rua. Esses quase 3 segundos é uma diferença enorme para Nurburgr
Ainda assim, a Porsche segue como a recordista absoluta do circuito alemão. Com o 919 Hybrid Evo, uma versão sem restrições e melhorada do carro de 24 Horas de LeMans, ela quebrou um recorde que durava 35 anos. Com o tempo de 5:19.54 do 919 Evo guiado por Timo Bernhard superou os 6:11.3 do Porsche 956 C, pilotado por Stefan Bellof, e que também era um protótipo usado em LeMans.
O sufixo Jota para os carros da Lamborghini tem um significado importante. Ele só é utilizado nas versões de rua, porém focadas no uso em pista, como é o caso do Aventador SVJ. O primeiro carro da marca a ganhar o Jota foi o Miura.
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Modificações do Aventador SVJ
A nova versão de topo do superesportivo será revelada durante a semana de carros em Monterey, na Califórnia, nos EUA. Ou seja, o carro será uma das novidades do encontro de clássicos de Peeble Beach, que faz parte da semana de carros. Lá serão divulgados os números oficiais de potência e torque do motor V12 e todas as alterações realizadas. A expectativa é que ele tenha 770 cv, 20 cv a mais que a versão SuperVeloce.
Entre as novidades estão o uso extensivo de materiais leve, como fibra de carbono. Por isso, o modelo tem uma relação peso potência de 1,98 kg por cv. A marca italiana também melhorou o sistema ALA – Aerodinâmica Ativa. Pelas imagens é possível ver que ele também tem um novo aerofólio, com duas lâminas, e o difusor no para-choque traseiro parece estar maior.
O Aventador SVJ conta ainda com tração integral, sistema de esterçamento das rodas traseiras, o que deixa o carro mais ágil nas curvas e uma nova calibração do controle de tração e estabilidade.