Você está lendo...
Lamborghini Aventador SVJ crava novo recorde de Nurburgring
Notícias

Lamborghini Aventador SVJ crava novo recorde de Nurburgring

Lamborghini Aventador SVJ fez o tempo de 6:44.95 e bateu o tempo do Porsche 911 GT2 RS

Redação

29 de jul, 2018 · 4 minutos de leitura.

aventador svj
Lamborghini Aventador SuperVeloce Jota
Crédito:

Lamborghini e Porsche estão protagonizando uma disputa e tanto. As duas marcas estão brigando pelo reinado em Nurburgring, na Alemanha. A Lamborghini havia feito o recorde com o Huracán Performante. A Porsche foi buscar o título de volta com o 911 GT2 RS, mas não durou muito.

Agora, o novo dono do melhor tempo no "Inferno Verde" é o ainda não lançado Aventador SVJ (SuperVeloce Jota). Com o tempo de 6:44.95, superou em quase 3 segundos os 6:47.3 do 911 GT2 RS para carros de rua. Esses quase 3 segundos é uma diferença enorme para Nurburgr

Ainda assim, a Porsche segue como a recordista absoluta do circuito alemão. Com o 919 Hybrid Evo, uma versão sem restrições e melhorada do carro de 24 Horas de LeMans, ela quebrou um recorde que durava 35 anos. Com o tempo de 5:19.54 do 919 Evo guiado por Timo Bernhard superou os 6:11.3 do Porsche 956 C, pilotado por Stefan Bellof, e que também era um protótipo usado em LeMans.


O sufixo Jota para os carros da Lamborghini tem um significado importante. Ele só é utilizado nas versões de rua, porém focadas no uso em pista, como é o caso do Aventador SVJ. O primeiro carro da marca a ganhar o Jota foi o Miura.

Curta a página do Jornal do Carro no Facebook

Modificações do Aventador SVJ

A nova versão de topo do superesportivo será revelada durante a semana de carros em Monterey, na Califórnia, nos EUA. Ou seja, o carro será uma das novidades do encontro de clássicos de Peeble Beach, que faz parte da semana de carros. Lá serão divulgados os números oficiais de potência e torque do motor V12 e todas as alterações realizadas. A expectativa é que ele tenha 770 cv, 20 cv a mais que a versão SuperVeloce.


Entre as novidades estão o uso extensivo de materiais leve, como fibra de carbono. Por isso, o modelo tem uma relação peso potência de 1,98 kg por cv. A marca italiana também melhorou o sistema ALA - Aerodinâmica Ativa. Pelas imagens é possível ver que ele também tem um novo aerofólio, com duas lâminas, e o difusor no para-choque traseiro parece estar maior.

O Aventador SVJ conta ainda com tração integral, sistema de esterçamento das rodas traseiras, o que deixa o carro mais ágil nas curvas e uma nova calibração do controle de tração e estabilidade.