Uma marca que segue firme com seus planos de eletrificação é a Lamborghini. O CEO da marca, Stephan Winkelmann, afirmou à imprensa que a quarta linha de modelos da marca, um crossover elétrico previsto pelo conceito Lanzador, ainda estava no caminho certo para estrear antes do fim da década. Mesmo que tenha acrescentado que o fim da década está longe, garantindo alguma flexibilidade à empresa.
“Temos tempo suficiente para decidir se precisamos acelerar ou atrasar a introdução dos carros elétricos”, ele disse à revista Autocar. “Até agora, não estamos pensando em atrasar nada: dissemos que queremos ter nosso primeiro carro elétrico até o final desta década, e isso é algo que continuaremos a promover, porque dissemos que tem que ser um carro adicional — um quarto modelo.”
Assim, todos os três modelos da Lamborghini — o SUV Urus e os supercarros Temerario e Revuelto — agora estão todos equipados com motores híbridos, uma mudança que os clientes parecem ter aceitado. Contudo, a empresa nunca fez uma promessa de descartar todos os seus motores a combustão em nenhuma data definida, uma decisão que se mostrou sábia.
Lamborghini não tem pressa para eletrificação total
O mesmo não pode ser dito da britânica Lotus, que havia prometido tornar-se elétrica até 2030, mas acabou recuando recentemente. Agora, a marca desenvolverá um sistema híbrido, que equipará os futuros modelos da marca. Outro exemplo é a também britânica Bentley, que adiou seus planos de eletrificação para 2035, por exemplo.
Seja como for, até mesmo sua “parente próxima”, a Porsche, reavaliará alguns de seus elétricos em desenvolvimento, para receberem motores híbridos também. Ainda não é sabido, mas se a Lamborghini embarcar na mesma onda, pode ser possível que o próximo Urus, feito para ser 100% EV, possa ganhar um sistema híbrido. Só o tempo dirá.
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