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Lamborghini Essenza SCV12: a experiência de pista mais pura
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Lamborghini Essenza SCV12: a experiência de pista mais pura

Com produção de apenas 40 unidades, bólido da Lamborghini tem motorzão 6.5 V12 e é proibido de andar pelas ruas

Redação

30 de jul, 2020 · 6 minutos de leitura.

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Lamborghini Essenza
Lamborghini Essenza SCV12
Crédito:Lamborghini/Divulgação

Já imaginou comprar um carro e deixá-lo sob os cuidados da montadora? E se desse para monitorá-lo em tempo real, por meio de aplicativo que exibe as imagens da câmera dessa garagem exclusiva? Pois essas serão algumas das regalias oferecidas aos compradores das 40 unidades do novo Lamborghini Essenza SCV12.

A marca não divulgou o preço, mas, segundo seu engenheiro-chefe, Maurizio Reggiani, será próximo ao de outras séries limitadas, como o Centenário e o Sián. O primeiro tinha preço sugerido de US$ 1,9 milhão e o Sian de US$ 3,6 milhões. Esses valores não deverão incluir o pacote exclusivo de mimos oferecidos pela Lamborghini.

Entre as exclusividades está o fato de Emanuele Pirro (pentacampeão da 24 Horas de Le Mans), juntamente com a equipe de competição da marca, ser o responsável pelo  treinamento de pilotagem. O acesso para acelerar em vários autódromos do mundo, por meio de um clube exclusivo, também está no pacote.

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O lançamento, que ainda não teve o preço divulgado, tem aerodinâmica inspirada em protótipos de corrida. O motor é o V12 mais potente produzido pela Lamborghini. A potência ultrapassa os 830 cv, de acordo com informações da empresa.

Com tanta potência e exclusividade, o modelo não poderá ser visto em ruas e avenidas. O carro foi feito pela Lamborghini Squadra Corse, a divisão de competição da marca (por isso, o sobrenome SC) e tem desenho assinado pelo Lamborghini Centro Stile.  O superesportivo só pode circular em pistas.


Mecânica geral do Lamborghini Essenza

Descendente direto do Miura Jota e do Diablo GTR, de acordo com a marca italiana, o SCV12 tem motor de 6,5 litros aspirado. A tração é apenas traseira e o câmbio (acoplado ao chassi), automático sequencial,de seis velocidades.

A marca não revelou números de desempenho, como aceleração e velocidade máxima. O que se sabe é que a relação peso/potência é de 1,66 cv/kg. O mérito é do chassi monocoque de fibra de carbono de nova geração. Este é o primeiro GT criado sob as regras de segurança de protótipos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

A Lamborghini informa que o SCV12 tem mais downforce que um carro de GT3, com 1.200 kg a 250 km/h. O capô dianteiro tem entrada de ar dupla. Assim como nos carros de corrida, isso permite separar o fluxo de ar quente vindo do radiador e transporta o ar frio para o teto.


Já o fluxo de ar para resfriamento do motor e da caixa de câmbio foram otimizados por meio do uso de aletas verticais – ficam nas saias laterais. Os faróis dianteiros são feitos em geometria hexagonal. E, na outra ponta do carro, os escapamentos são projetados pela Capristo. A função é melhorar ainda mais o desempenho e enfatizar o som exclusivo do motor.

O pacote aerodinâmico é completado, ainda, por uma grande asa traseira. O item possui perfil duplo ajustável e também é feito em fibra de carbono. Para frear toda essa velocidade, discos de freio (Brembo). As rodas são de magnésio com 19 polegadas na frente e 20” atrás, calçadas por pneus exclusivos, fabricados pela Pirelli.


E se depois de tudo isso você pensou num interior super requintado, se engana. Do lado de dentro do SCV12, apenas o que se precisa para uma pilotagem segura. O volante multifuncional tem visor inspirado nos bólidos de Fórmula 1. Os assentos homologados pela FIA são feitos em fibra de carbono e têm formato concha.

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