Está chegando a hora. Cinco anos depois de apresentar o protótipo de seu SUV, o Urus, a Lamborghini finalmente anunciou que irá lançar a versão de produção do modelo, no dia 4 de dezembro.
A montadora baseada em Sant’Agata Bolognese divulgou um teaser, mostrando alguns de seus modelos, na pista de asfalto e também na terra. É o caso das cenas com o utilitário LM002, lançado há 24 anos, e portanto precursor do Urus.
Segundo a Lamborghini, o Urus “redefine possibilidades, oferecendo desempenho sem precedentes para um SUV, além de luxo e versatilidade”. A montadora, a propósito, classifica o modelo como “super utilitário-esportivo”.
Se a Lamborghini vai enfrentar a cólera dos puristas quando começar a montar o Urus? Claro que sim. A Porsche já passou por isso ao lançar o Cayenne. Bentley (Bentayga) e Maserati (Levante), idem. E o dia da Ferrari também está por vir (a marca já anunciou que pretende entrar no segmento).
E não custa lembrar que, para a marca, lançar um esportivo para todo terreno representa não um rompimento com suas origens, mas uma espécie de volta a elas. Afinal, a marca italiana começou fazendo tratores. E não se tem notícia de fazendeiros irados no momento em que o fundador da empresa, Ferruccio Lamborghini, decidiu fazer automóveis.
Nós aqui não vamos reclamar se pudermos sair da pista asfaltada com um Lamborghini – desde que seja uma manobra intencional, claro.