A Lamborghini apresentou um novo conceito que já tem destino certo: as competições. O Urus ST-X foi criado pela divisão de competição, a Squadra Corse. Ele dará vida a uma categoria monomarca que terá início em 2020.
Segundo a marca, o carro teve uma série de modificações para ficar mais leve e atender as regras de homologação da FIA. Entre as mudanças, estão capô de fibra de carbono, entrada de ar maiores e rodas de 21″ com engate rápido.
Há ainda o composto mais leve na capa dos retrovisores, em um pequeno aerofólio na traseira, além de saídas de escape de formato hexagonal na lateral do veículo. Por dentro, a gaiola de segurança e sistema de extintor de incêndio.
A divisão Squadra Corse conseguiu reduzir o peso em cerca de 25% (550 kg). Se comparado ao Urus “normal”, que pesa 2.200 kg em ordem de marcha, o carro de competição deve pesar algo em torno de 1.650 kg.
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Urus ST-X manteve motor
Se ficou mais leve e mais seguro para disputar uma corrida, o Urus manteve o trem de força inalterado. Seu motor V8 4.0 biturbo de 650 cv e 86,6 mkgf foi mantido. A transmissão automática de oito marchas deve ser mantida também.
A proposta da nova categoria que será criada é algo semelhante ao FIA Rallycross. As disputas ocorrerão em pistas que vão mesclar asfalto e terra, tornando questões como aderência mais complicadas. A ideia é correr em circuitos da Europa e do Oriente Médio, oferecendo aos pilotos, além dos carros, o apoio técnico em cada etapa.