Quando foi lançado, no ano passado, o Land Rover Defender veio com a promessa de disponibilizar no mercado tanto o modelo 110 como o 90. A diferença desta última é a carroceria duas portas que, a princípio, é mais curta no entre-eixos. A variante do SUV, porém, atrasou por causa da pandemia instaurada pelo novo coronavírus. Mas, agora, está mais perto do Brasil.
A informação foi divulgada pela revista Quatro Rodas. O periódico afirma que a versão compacta do Defender já está em fases avançadas de homologação junto ao Governo e que, com isso, deve ser vendida por aqui em breve.
Procurada pelo Jornal do Carro, no entanto, a fabricante preferiu não se posicionar a respeito da informação. “A Jaguar Land Rover não comenta sobre futuros lançamentos da marca no Brasil”, disse, em nota.
Apesar de possuírem portes diferentes, as demais características de ambas as configurações são as mesmas. O motor Ingenium 2.0 turbo a gasolina (300 cv de potência) da versão 110 deve permanecer o mesmo. Inclusive oferecendo, também, 40,8 mkgf de torque (a 1.500 rpm) e câmbio automático de oito marchas como única opção. A tração também é integral. Até as versões S, SE e HSE seguem a cartilha da versão existente, que passa dos R$ 400 mil. Opção de propulsor a diesel, como na Europa, ficaram de fora do catálogo local – não deveria.
Lançamento nos EUA também foi prejudicado
A pandemia, de fato, prejudicou não só o Brasil, mas outros mercados do mundo, como os EUA, que também chegaram a ficar sem data prevista de lançamento do Defender 90. O motivo foi o impacto do fechamento de fábricas durante o período mais severo da pandemia na Europa. A unidade onde o modelo é produzido, na Eslováquia, ficou fechada por oito semanas.
Lá, entretanto, a marca justificou aos clientes que o atraso na entrega foi resultado das restrições na cadeia de suprimentos. A indicação era, no entanto, procurar um revendedor local para confirmar os novos prazos de entrega.