
A Lotus, marca inglesa hoje controlada por um grupo chinês, está planejando lançar três novos modelos nos próximos anos. Entre eles, está um utilitário-esportivo. Foi o que contou o presidente da montadora, Jean-Marc Gales, em entrevista a uma revista britânica.
O primeiro utilitário da história da marca será produzido na China, para consumo no mercado local, entre 2019 e 2020. Há possibilidade de ser vendido na Europa, com motor a diesel, no início da próxima década. O tamanho será semelhante ao do Porsche Macan.
O peso estimado para o modelo é de 1.600 quilos. O motor será de quatro cilindros.
Antes disso, será lançada a versão conversível do Lotus Evora 400, cujo cupê foi apresentado recentemente. Ele terá teto retrátil de fibra de carbono, motor 3.5 V6 de 400 cv e poderá acelerar de 0 a 100 km/h 4,1 segundos, atingindo 300 km/h de velocidade máxima. O lançamento ocorrerá até o ano que vem.
Para 2017, é esperada a chegada do 4-Eleven. O executivo não deu detalhes sobre o projeto, mas ele será ainda mais apimentado que o 3-Eleven, mostrado no mês passado. Este modelo é, por ora, o Lotus mais rápido de todos os tempos.
De acordo com a montadora, o 3-Eleven leva menos de 3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 290 km/h de velocidade máxima.