
Presidente da Land Rover, Ralf Speth disse que vai formalizar uma reclamação a órgãos oficiais chineses sobre o utilitário-esportivo X7, da marca local Landwind. Apresentado na semana passada no Salão Guangzhou, no país asiático, o modelo é uma cópia do Range Rover Evoque.
“Eu não acredito que o governo chinês vai ficar com feliz com uma iniciativa que prejudica a reputação do país”, disse o executivo. “Vou conversar também com autoridades de nosso governo e com nossa parceira, a (marca chinesa) Chery, para saber o que pode ser feito.”
Indignado, Speth falou também que o desenho do Evoque, copiado pela Landwind, é propriedade intelectual da Land Rover. “A marca (Landwind) não pode quebrar uma regra internacional”, reclamou. “O fato de as montadoras da China ainda fazerem cópias (de outros carros) é decepcionante.”
As declarações foram feitas à revista britânica Autocar.
O X7, que é 5 cm mais comprido que o Evoque, tem poucas diferenças visuais externas ante o “original” da Land Rover. São “exclusivos” do chinês detalhes da grade, faróis, para-choques e lanternas traseiras. No interior, o painel também é inspirado no do carro britânico.
As vendas do X7 no mercado chinês estão previstas para começar em março de 2015.