O jipão Land Rover Defender ganhou uma nova versão que é simplesmente a maior da história do icônico modelo. Trata-se da 130, que tem 5,10 metros de comprimento. Ou seja, é 35 centímetros maior que o Defender 110 à venda no Brasil. Com essa medida, o SUV 4×4 ganha opção tamanho família, com até 8 lugares a bordo.
O Defender 130 manteve as demais medidas – que já são generosas. Assim, são 1,99 metro de largura, 1,96 m de altura e 3,02 m de entre-eixos. Dessa forma, o SUV comporta três fileiras, a primeira com dois assentos e as outras com três. Além disso, de acordo com a Land Rover, a última fila pode acomodar tranquilamente três adultos.
Mas não é só. Todos os bancos têm recursos de última geração da marca. Assim, contam com sistema de aquecimento, portas USB próximas e sistema de ventilação individual, através do ar-condicionado automático de quatro zonas exclusivo. Além disso, a segunda fileira é dobrável e móvel, o que facilita o acesso aos assentos do fundo.
Maior porta-malas da marca
Assim como restante das dimensões, o volume do porta-malas não decepciona. No entanto, é importante lembrar que o uso de todas as fileiras diminui o compartimento. Portanto, com a segunda e a terceira fileira rebatidas, o Defender 130 consegue chegar aos 2.291 litros. Inclusive, vale mencionar que as suspensões pneumáticas recuam para facilitar o acesso às bagagens. O comando é feito por um botão na parte interna do bagageiro. No mais, o SUV tem ampla capacidade de reboque, que chega a 3.720 kg. Já a capacidade de carga fica em 798 kg.
Sistema híbrido leve
O Defender 130 foi apresentado em duas versões. A primeira, P300, é equipada com um motor 3.0 turbo de 6 cilindros com sistema híbrido leve. Com ele, o SUV entrega 300 cv de potência e 48 mkgf de torque. Já a versão topo de linha, P400, apresenta o mesmo conjunto. No entanto, a potência sobe para 400 cv e o torque fica mais parrudo, com 56 mkgf. O câmbio é o mesmo automático de 8 marchas e a tração, claro, é integral com Terrain Response.
Até o momento, não é certo se essa nova variante chegará ao Brasil, mas, por ora, é bem provável que não. Por aqui, o modelo está disponível nas versões 90 e 110. No entanto, nos Estados Unidos, o Defender 130 já está disponível para encomendas pelo preço de US$ 68 mil. Ou seja, cerca de R$ 320 mil na conversão direta e sem taxas.
Bem equipado?
Na cabine, o jipão mantém o alto padrão de materiais e equipamentos. Há, por exemplo, detalhes cromados no painel, bem como bancos de couro com novos acabamentos. Entretanto, o destaque é a central multimídia de 10,25 polegadas. Além disso, o SUV conta com painel 100% digital de 11,4″ e o sistema Cabin Air Purification Plus, que reduz impurezas e renova o ar, eliminando possíveis cheiros e bactérias. No mais, há um pacote robusto de recursos de segurança, com vários sistemas semiautônomos de auxílio à condução.