19/01/2016 - 5 minutos de leitura.

Land Rover deve inaugurar fábrica até maio

Planta da montadora em Itatiaia é fruto de R$ 750 milhões e, a princípio, produzirá dois carros

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no Rio de Janeiro, logo inaugurada logo após abril. “Será daqui alguns meses”, diz o diretor da empresa para operaçõs em regiões como América Latina, África e Oriente Médio, Dmitry Kolchanov.

O executivo veio ao País para a apresentação do novo presidente da empresa, Frank Wittemann, que assumirá a operação no mês que vem, em substituição a Terry Hill. Eles comentaram as expectativas para o mercado brasileiro no decorrer de 2016 e nos próximos anos.

Continua depois do anúncio

Uma das poucas marcas que luxo que não registraram crescimento em vendas no ano passado, a Land Rover investirá na nacionalização de dois produtos em 2016. Primeiro, virá o Range Rover Evoque. Até o fim do ano, chegará o Discovery Sport.

Os dois modelos feitos em Itatiaia, que está recebendo investimento de R$ 750 milhões, primeiro serão montados em CKD – com peças importadas da Inglaterra. Porém, de acordo com Kolchanov, em breve haverá nacionalização de partes e de processos produtivos – até porque é uma das exigências do governo para conceder isenção de IPI adicional destinados aos importados a esses dois carros.

Por ora, não está planejada exportação de carros, a partir do Brasil, para outros países da América Latina. Segundo Kolchanov, por ora levar os carros nacionalizados a países como o México, segundo principal mercado da empresa na região – o primeiro é o local -, não seria vantajoso. “Não porque o custo de produção no Brasil é caro, mas porque o volume inicial será baixo (de 24 mil unidades ao ano)”, explica.


A exportação, porém, está em estudo. “Precisamos ver qual será o tamanho da demanda no Brasil, e também nos outros países. Então, tomaremos a decisão”, diz Kolchanov.

Segundo Wittermann, o ideal seria que o segmento premium tivesse Brasil, como os mercados mais maduros, participação de pelo menos 10%. Atualmente, ele estima que este número esteja entre 5% e 6%.

A companhia acredita que, em breve, o número almejado será alcançado, mesmo em período de crise. Até porque, no ano passado, enquanto o mercado geral de carros teve queda expressiva, o de modelos premium cresceu.


“Há sempre períodos de crise econômica (como ocorre atualmente no Brasil). Mas acreditamos que o mercado vai se recuperar e, em cinco ou dez anos, poderá até dobrar”, complementa Kolchanov.

Nesse contexto, segundo o executivo, o desafio da Jaguar Land Rover é ganhar escala. “Somos menores (em vendas) que nossos principais concorrentes”, afirma Witteman.

Para almejar números como os de Audi, Mercedes-Benz e BMW – que, em média, venderam 16 mil carros no Brasil em 2015, ante os pouco mais de 9 mil das duas marcas inglesas -, uma possibilidade é produzir por aqui carros da Jaguar. “Estamos de olho no que vai acontecer no mercado, mas é, sim, uma possibilidade.” O favorito ao posto de terceiro carro nacional do grupo é o sedã XE.


Notícias relacionadas

Lançamentos

Omoda 7 tem 1250 km de autonomia e inspiração no universo gamer

Segredos

Jaecoo terá picape no futuro, confirma executivo ao Jornal do Carro

Notícias

Wey 7 de 6 lugares tem autonomia de 1.000 km e vem em 2025

Lançamentos

BYD King, sedã híbrido rival do Corolla, estreia em breve no Brasil

OFERTAS 0KM
Taxas a partir de 0,99% com saldo em 36 meses

Hyundai Creta New Generation N Line

De R$ 106.890,00 por R$ 97.990,00 OU

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS