A Land Rover trabalha a todo vapor na terceira geração do Freelander, o menor jipinho da marca. Uma unidade do modelo foi flagrada na Suécia, ainda sob forte camuflagem. Esse carro será o primeiro modelo a sair da fábrica da Land Rover em Itatiaia, no Sul Fluminense. A unidade fabril começa a ser construída esse ano, deverá ficar pronta apenas em 2016 e é parte dos R$ 750 milhões investidos pela Jaguar Land Rover no Brasil.
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O próximo Freelander usará a plataforma LR-MS do Range Rover Evoque, mas deverá ter mais espaço interno, um dos problemas do modelo atual. Além disso, a nova base, feita em aço de alta resistência, servirá para baixar o peso do utilitário, hoje na casa dos 1.700 kg. Ele também terá partes como teto e capô em alumínio.
Há ainda rumores indicando que o Freelander será incorporado à linha Discovery, como um modelo de entrada. Com isso, o nome usado desde o lançamento do carro, em 1997, deve ser descontinuado. O novo modelo terá entre-eixos maior que o do Evoque e até uma possível versão com sete lugares. O visual também deve seguir as linhas do menor Range Rover, com faróis afilados e lanternas traseiras pequenas, mas com um ar mais rústico.
Como no modelo atual, o substituto do Freelander terá opção de tração apenas dianteira nas versões mais básicas e com foco na economia de combustível e menor emissão de poluentes – em conjunto com os novos motores quatro cilindros diesel e gasoliona da nova gama Hotfire, já em produção na Inglaterra. O carro deverá chegar às ruas européias até o início de 2015.