A Jaguar Land Rover anunciou o desenvolvimento de um sistema de aviso de buracos no caminho. Para a pesquisa, a empresa está utilizando um Range Rover Evoque que pode identificar a localização e o tamanho de buracos, canos quebrados ou tampa de bueiros.
Para criar uma base de dados sobre os buracos e danos na pista, a empresa vai utilizar os sensores da suspensão ativa magnética e as mudanças de altura para localizar as falhar nas pistas de rodagem.
A unidade dos testes também está equipada com uma nova tecnologia de leitura do asfalto, que inclui uma câmera digital que pode permitir ao veículo determinar quão severo pode ser aquele buraco antes mesmo de chegar nele.
Talvez o mais interessante não seja o fato de o sistema ler os buracos no chão e ajudar o motorista a evitá-los, mas sim de que esses dados serão compartilhados com outros motoristas, para que possam fazer o mesmo.
“No futuro, esse sistema poderá automaticamente guiar o carro em locais com buracos sem que ele seja tirado da via e possa causar perigo a outros motoristas. Se a chance de dano causado pelo buraco for considerado de alto risco, o sistema de segurança poderá reduzir a velocidade ou até mesmo parar o carro para minimizar o impacto”, afirmou o diretor de carros conectados da JLR, Mike Bell.