Fiat e Renault estavam anunciando em seus sites um modelo de air bag que não era utilizado nos seus carros. A informação é do LatinNCAP, órgão não governamental que testa a segurança dos carros vendidos para a América Latina e Caribe.
Nas páginas especiais de Cronos e Kwid, apareciam fotos com air bags laterais que, supostamente, protegem o tórax e a cabeça dos ocupantes. Mas segundo o LatinNCAP, os carros citados usam air bags laterais que protegem apenas o tórax dos ocupantes. O caso, mais do que o anúncio errado, é o fato das páginas levarem o consumidor a entender que havia mais proteção do que a realidade.
O Renault realmente tem quatro air bags de série, em todas as versões. Isso é uma exclusividade do modelo da América Latina, que foi aplicada, na época de homologação do projeto. Isso foi feito para atingir um nível de segurança mais alto que o indiano, que zerou no teste. Já o Fiat Cronos oferece quatro apenas a partir da versão Precision, e ainda assim o item é um opcional.
A Renault disse que o problema não é referente ao Brasil, já que as imagens que mostram os air bags laterais maiores são apenas nos sites da Argentina e Colômbia. O Jornal do Carro procurou no site da Renault do Brasil as imagens do Kwid e, nesse caso, aparece ilustrações de bolsas que equivalem a proteção que o LatinNCAP afirma que o carro tem, apenas para o tórax.
Em nota, a Fiat afirmou: “A Fiat retirou do ar a imagem de caráter meramente ilustrativa relacionada ao posicionamento do air bag lateral do modelo Cronos para análise e possível mudança. Com isso, a Fiat reitera seu posicionamento de respeito ao cliente e apoio à melhoria constante da segurança veicular”.
Os 20 carros mais vendidos de julho: