Você está lendo...
LatinNCAP: nenhum dos testados conquista 5 estrelas
Notícias

LatinNCAP: nenhum dos testados conquista 5 estrelas

A Proteste divulgou os resultados da terceira fase de crash tests do Programa LatinNCAP. Ford New Fiesta, Honda City, JAC J3, Renault Fluence, Renault Sandero, Toyota Etios Hatch, VW Polo hatch e VW Bora sofreram colisão frontal a 64 km/h contra um...

13 de nov, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 LatinNCAP: nenhum dos testados conquista 5 estrelas

A Proteste divulgou os resultados da terceira fase de crash tests do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (LatinNCAP). Foram avaliados o Ford Fiesta mexicano da nova geração, Honda City, JAC J3, Renault Fluence, Renault Sandero, Toyota Etios, VW Polo e VW Bora (este último não é mais vendido no Brasil). Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel.

Quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebeu. Os carros foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, que representam segurança ideal para os ocupantes, a zero, para os veículos mais inseguros.

Publicidade


Cinco modelos obtiveram quatro estrelas, devido aos benefícios combinados de resistência estrutural da carroceria, air bags e cintos de segurança: Fiesta, City, Fluence, Etios e Polo. O Bora obteve apenas três estrelas, pela baixa resistência da sua estrutura.

Renault Sandero e JAC J3 foram os carros com pior desempenho. O Sandero obteve apenas uma estrela por desempenho instável da carroceria e falta de airbags. O JAC J3 também só ganhou uma estrela, apesar de ter dois airbags. Isso comprova que airbags não são suficientes para tornar os carros mais seguros, quando a estrutura da carroceria é deficiente, o que coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo. No J3, o airbag do motorista se deslocou para o lado durante a colisão.


Esses resultados demonstram que os níveis de segurança de alguns dos carros mais vendidos na América Latina ainda são bem inferiores aos de modelos dos mercados norte-americano e europeu. Na Europa, é raro um carro obter menos de quatro estrelas. Nesse sentido, o fraco desempenho do Sandero contrasta com a boa reputação que a montadora francesa conquistou por seus veículos produzidos no mercado europeu.

No entanto, houve algum progresso e mais carros latino-americanos obtiveram classificação de segurança de quatro estrelas. Na avaliação anterior, quatro modelos haviam obtido apenas uma estrela por apresentar riscos de lesões até fatais nos ocupantes.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Deixe sua opinião