Etapa do processo de polimento de um Dodge Viper de R$ 650 mil (Foto: Sérgio Castro/AE)
Carlos Cereijo
Lavar modelos de luxo com preços altos e modelos clássicos exige cautela. “Os supercarros precisam de atenção especial”, diz Rodrigo Stegle, proprietário da Revit Car (3672-0750), que presta serviços de lavagem para a Platinuss, representante de Pagani, Spyker e Koenigsegg, e para a importadora Só Veículos.
O processo de lavar, polir e limpar o interior leva quatro horas e envolve três pessoas. Esses especialistas passam por curso e por reciclagem a cada 90 dias. O preço do serviço na Revit Car é de R$ 1.100.
De acordo com Stegle, carros assim precisam de cuidados especiais por diversos motivos, entre eles a construção. “Partes de fibra de carbono não podem ser polidas de qualquer jeito, pois o material não suporta calor.”
Quando o assunto é carro clássico, a lavagem requer outros cuidados. “É preciso diminuir a intensidade da lavagem para não estragar o veículo”, explica Antônio Carlos Cosimato, dono da Deep Cleaning (3168-6283), que lava os modelos vendidos na Private Collections (3062-3600).
Cosimato diz que não se pode usar qualquer produto químico nos antigos. É preciso identificar cada material da carroceria e interior. “Painéis de madeira precisam de atenção especial”. O processo demora até quatro dias, envolve 13 profissionais e custa R$ 1.050.