
Com mais de 13 quilômetros de extensão, o Autódromo de La Sarthe presenciou uma das mais disputadas edições dos últimos tempos da 24 Horas de Le Mans. A vitória da corrida francesa, que começou no sábado (18) e terminou por volta das 10 horas (de Brasília) deste domingo (19), foi definida na penúltima volta.
Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar ficou com a Porsche. Porém, diferentemente das últimas edições, a corrida foi decidida nos trechos finais, após quebra do protótipo da Toyota que liderava a competição até então – com cerca de um minuto de vantagem.
Em Le Mans, é mais comum que o líder encerre a corrida ao menos uma volta à frente do segundo colocado. É importante abrir grande vantagem para garantir a vitória, pois as quebras são imprevistas e constantes, já que os protótipos são levados ao extremo durante as 24 horas de corrida. Foi o que ocorreu com a Toyota.
A prova foi bem disputada, com alternâncias na liderança principalmente entre a Porsche, que era mais rápida, e a Toyota, que conseguia dar mais voltas sem parar no boxes. Foi este, aliás, o fator crucial para determinar que a japonesa assumisse a liderança na parte final da corrida – aliado às quebras de outros carros.
O brasileiro Lucas di Grassi faz parte do trio da Audi que conquistou o terceiro lugar
A Audi, terceira montadora a disputar com time oficial a LMP1, principal categoria de Le Mans, corria por fora, mas acabou saindo da briga a cerca de quatro horas do final.
O trio que venceu a corrida é formando por Neel Jani (que cruzou a linha de chegada em primeiro), Romain Dumas e Marc Lieb. O segundo lugar ficou com a Toyota, mas não com o carro que quebrou e perdeu a vitória, e sim com o outro protótipo TS050, comandado por Stéphane Sarrazin, Kamui Kobayashi e Mike Conway.
E teve brasileiro no pódio: o terceiro lugar ficou com o Audi de Lucas di Grassi, que correu em equipe com Oliver Jarvis e Loïc Duval.
A vitória foi a segunda consecutiva da Porsche após seu retorno à 24 Horas de Le Mans (e a estreia no Campeonato Mundial de Endurance, do qual a corrida faz parte). Considerando todo o histórico da competição, esta foi a 18ª vez que a montadora venceu, consolidando sua posição como maior campeã dessa prova.
(Foto: Jean-Sebastien Evrard/AFP)
Na categoria GT Pro, voltado a modelos de rua preparados para competição (a LMP1 é para protótipos), a Ford reestreou bem. Com a versão de corrida do GT (acima), a montadora norte-americana obteve o primeiro lugar, com Sébastien Bourdais, Dirk Müller e Joey Hand.
A marca retornou à competição em parceria da Ganassi e para celebrar os 50 anos de sua primeira vitória em Le Mans, conquistada em uma época de grande rivalidade em La Sarthe com a Ferrari.
A vitória, assim, foi simbólica: o GT a conquistou após disputar com a Ferrari o primeiro lugar durante a quase totalidade das 24 horas.
A versão de rua da nova geração do GT, que foi mostrada no ano passado no Salão de Detroit (EUA), está prestes a chegar ao mercado.