Além de ser um modelo que não emite gases, o elétrico Nissan Leaf pode ter uma outra utilidade: abastecer prédios comerciais. O sistema “Vehicle-to-Building”, inspirado no “LEAF-to-Home”, conecta até seis Leaf ao sistema elétrico do edifício.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre a Nissan
A sacada é a seguinte: durante o dia, fora do horário de pico, a rede elétrica abastece os Leaf. Durante o horário no qual a energia elétrica é mais cara, o fluxo é o contrário: os carros fornecem energia para o prédio. Mesmo assim, o sistema garante que os carros estejam carregados para seus donos retornarem para casa no final do dia.
Durante testes no Centro de Tecnologia Avançada da Nissan, na cidade de Atsugi, no Japão, realizados desde julho, o prédio já economizou 25,6 kW, o que gerou uma redução de 2,5% na conta de energia elétrica do complexo. Por ano, a estimativa é que a economia seja de 500 mil ienes (R$ 11.350).