A Leapmotor, marca chinesa do Grupo Stellantis, do qual fazem parte Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep, por exemplo, começa a desvendar seus planos no Brasil. A fabricante confirmou nesta sexta-feira (21) que o SUV elétrico C10 será o primeiro lançamento por aqui. A data, no entanto, não foi revelada, mas espere algo ainda para o primeiro semestre.
Outro detalhe que ficou no ar é a versão do modelo que dará as caras por aqui. Isso porque o C10 tem uma opção elétrica, digamos, convencional, com motor de 231 cv e mais de 30 mkgf de torque. Já a bateria tem duas capacidades: 52,9 kWh ou 69,9 kWh. A autonomia é de 410 k ou 530 km, respectivamente, de acordo com a otimista medição chinesa.

A segunda variante também é elétrica e de 231 cv, mas com a chamada autonomia estendida. Ou seja, há um motor a combustão, nesse caso o 1.5 litro aspirado de 96 cv, que funciona apenas como gerador. O sistema transforma o combustível em energia para as baterias, e rende uma autonomia de mais de 1.200 km, segundo a marca.
A Stellantis diz que os primeiros protótipos do C10 já estão sendo testados rigorosamente para assegurar o máximo de qualidade, robustez e eficiência. O SUV com ares de crossover tem porte médio-grande, com 4,73 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de distância entre os eixos.
O que esperar da Leapmotor no Brasil?
A Leapmotor será a resposta chinesa da Stellantis no campo da eletrificação para as… marcas chinesas! Em 2023, o grupo investiu adquiriu uma pequena participação na fabricante e, no início de maio de 2024, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint-venture chamada Leapmotor International BV para explorar o mercado internacional. Além do Brasil, uma operação no Chile também começará em breve.
O objetivo é rivalizar diretamente com BYD e, de quebra, GWM. O conglomerado até tentou dar os primeiros passos nesse ramo com a Fiat, mas o 500e era pequeno e (muito caro). A estratégia da fabricante oriental deve apostar no custo-benefício: carros bem equipados e com preços competitivo.

Além do C10, a Leapmotor deve lançar um carro menor para concorrer com a linha Dolphin, GWM Ora 3 e também o Neta Aya. É o T03, uma espécie de Kwid elétrico com 95 cv de potência, bateria de 37,5 kWh e autonomia acima de 250 km. Um modelo para uso primordialmente urbano.
As chineses vem, aos poucos, quebrando os preconceitos, especialmente BYD e GWM, que lideram esse movimento. A Leapmotor terá de lidar com essa barreira e mostrar seu valor frente à concorrência, que será dura. Talvez não fosse melhor colocar o logotipo da Fiat nos carros?
O Jornal do Carro também está no Instagram!