Lecar 459
Lecar/Divulgação

Lecar 459, futuro híbrido nacional, terá motor do Renault Kardian

Divisão de motores da Renault vai fornecer o 1.0 turboflex para a startup brasileira, que promete produzir carros no ES a partir de 2026

Por Rodrigo Tavares 20 de set, 2024 · 4m de leitura.

A startup brasileira Lecar anunciou o conceito 459 Hybrid, um híbrido nacional cujo desenho traz certa lembrança ao Tesla Model X, por exemplo. O modelo, que será um híbrido de autonomia estendida (EREV), tem previsão de entrar em produção em 2026 e até preço projetado: vai custar R$ 147.900. Ou seja, praticamente o mesmo valor do BYD Dolphin, que foi o carro elétrico mais vendido de 2023 no Brasil, e continua com números expressivos neste ano.

Lecar/Divulgação

Nas dimensões, o 459 Hybrid é um pouco maior que os SUVs compactos, como, por exemplo, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross. Segundo a Lecar, o modelo mede 4,35 metros de comprimento, 2,70 metros de entre-eixos e pesa 1.396 kg, fator positivo para um crossover. Não há imagens do interior do conceito, mas, segundo a empresa, há espaço para cinco ocupantes e um porta-malas generoso de 530 litros.


Além do visual moderno, chama a atenção no modelo o conjunto híbrido que traz um motor elétrico capaz de gerar 165 cv de potência para o eixo traseiro, e outro a combustão, de 1 litro, três cilindros e turbocompressor. Trata-se da unidade que equipa o Renault Kardian. Com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas no cabeçote, este motor será fornecido pela Horse, divisão que é fruto da joint-venture entre a Renault e a chinesa Geely.

Lecar 459 promete autonomia híbrida de 1000 km

Horse/Divulgação

Dessa forma, o motor 1.0 turboflex entrega mais 116 cv de potência e 20,3 mkgf de torque máximo, conforme a Horse. Entretanto, a Lecar fala em números ligeiramente maiores: 122 cv e 22,4 mkgf. Além disso, promete um 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e uma autonomia de 1.000 km com o tanque cheio de gasolina. Haverá ainda o modo elétrico, com autonomia de 100 km.


Seja como for, a startup fala na construção de uma fábrica no Espírito Santo, com início das obras ainda neste ano e produção para 2026. A planta terá capacidade de 120.000 carros por ano. A Horse, em comunicado à imprensa, afirmou que fará 12 mil motores anualmente para a Lecar, assegurando a produção do modelo.

Lecar/Divulgação

Mas, até o momento, o projeto da Lecar está em fase conceitual. A empresa parece seguir o caminho de outras startups norte-americanas de veículos híbridos e elétricos, que começaram a vender carros muito antes de produzir a primeira peça. Os interessados no 459 Hybrid já podem entrar na fila de espera pelo modelo, com um sinal de R$ 1.300.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Novo Golf GTI no Brasil? Hatch esportivo ensaia retorno no Rock in Rio

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se