Um dos mais momentos mais esperados na programação do 21º Encontro Nacional de Automóveis Antigos de Araxá (MG) – cujo nome oficial é Brazil Classics Fiat Show – é o leilão de carros, que neste ano foi dividido em duas partes, a primeira à tarde e a outra após o jantar.
A primeira leva de antigos expostos aos lances teve todo tipo de modelo, incluindo raridades e projetos exclusivos. Turbinado pela torcida por lances astronômicos, o leilão teve um total de 11 arremates, sendo nove carros, um caminhão e duas lambretas e arrecadou R$ 520 mil.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Evento em Lindoia ‘esvazia’ Araxá
++ Leia mais sobre Antigos
Na base dos gestos e gritos, um antigomobilista arrematou um BMW 1600 por R$ 85 mil, o maior lance do evento. O segundo mais valioso foi um Mercedes-Benz 450 SL 1975, cujo novo dono desembolsou R$ 84 mil. A terceira colocação foi de outro modelo germânico, um Porsche 928 de 1978 com motor V8 frontal, em que o martelo desceu nos R$ 75 mil.
O comprador de um caminhão Ford F6 1948 teve sorte duas vezes: além de arrematar o utilitário, recém-restaurado e pronto para uso, levou de brinde um segundo motor – que, antes do leilão, estava sendo oferecido pelo antigo dono por R$ 10 mil aos interessados.
As simpáticas Lambrettas saíram por R$ 11,5 mil e R$ 12 mil, respectivamente.
A exceção das italianas de duas rodas, o veículo com menor valor de compra foi um MP Lafer com pintura estilizada em alusão ao exército norte-americano que saiu por R$ 21 mil.
Os outros arrematados foram um Karmann-Ghia 1968, um Jeep Willys 1969, um BMW 2000 1968 (foto acima) e um Mercedes-Benz 500 SEC.
Curiosidades
Três veículos chamaram a atenção de todos que acompanhavam o leilão e foram os mais assediados, mas nenhum deles terminou encontrando uma nova casa. Um exemplar de Gol GTi 1989 azul recebeu lances baixos, de até R$ 20 mil, apesar dos olhos ávidos e interessados naquele que já foi o desejo de muitos jovens nas décadas de 1980 e 1990.
Um Karmann-Ghia de carroceria prata e motor barulhento foi outro destaque. O cupê, que já foi de Geraldo Piquet, filho do tricampeão de F1, Nelson Piquet, ganhou motor a ar Porsche que entrega 380 cv, além de suspensão, santantonio e bancos esportivos. A cereja do bolo era uma assinatura de Nelson dentro da tampa do porta-malas na dianteira. Mesmo assim, o lance máximo foi de R$ 60 mil.
Já no final da sessão de arremates, entrou no galpão uma perua Ford Galaxie preparada como ambulância. Segundo o proprietário, ela é a única remanescente das três produzidas pela engenharia da marca situada em São Bernardo do Campo (SP), e que era parte de um projeto para aumentar a família Galaxie no Brasil, mas que nunca chegou às lojas. Apesar de não arrematada – os valores mínimos aceitos pelos donos não são divulgados – essa perua com vocação para carro dos Caça-Fantasmas teve o lance mais alto: R$ 150 mil.