A Lexus lança no Brasil uma versão inédita do seu campeão de vendas. O NX 450h+ é o segundo SUV híbrido plug-in da marca no País e chega com um posicionamento de preço interessante. Além de um conjunto eletrificado com até 308 cv de potência e um consumo urbano de até 36,1 km/l em modo elétrico para fazer frente ao Volvo XC60, líder de vendas entre SUVs premium PHEV. E ao alemão Audi Q5 TFSIe.
Para se destacar, o Lexus NX 450h+ vem cheio de argumentos. Por exemplo, o SUV médio está disponível em versão completíssima, com direito a requintes como peças de madeira na decoração da cabine e várias combinações de cores e acabamentos – são 8 cores externas e 4 internas para customizar. Além disso, herda da marca mãe, Toyota, os 10 anos de garantia, uma oferta inédita no mercado até o momento, e revisões com preços fixos.
Preço NX 450h+ X Concorrentes
RAV4 PHEV – R$ 402.420
Volvo XC60 T8 PHEV – R$ 439.950
Lexus NX 450h+ PHEV – R$ 457.990
Audi Q5 TFSIe PHEV – R$ 480.990
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Como é o Lexus NX 450h+

A nova versão do SUV médio de luxo ganha a tecnologia que está fazendo sucesso no Brasil com marcas chinesas. O seu sistema híbrido plug-in (PHEV) combina um motor 2.5 litros a gasolina com outros dois motores elétricos, instalados um em cada eixo. Com isso, tem-se a tração integral sob demanda. O gerenciamento é feito por um câmbio CVT híbrido, tal como no primo RAV4.
Mas, além de mais caro e luxuoso, o Lexus NX 450h+ é também mais potente que o Toyota. São 187 cv de potência e 23,6 mkgf de torque do motor 2.5, 182 cv e 27 mkgf do motor elétrico dianteiro, e outros 54 cv e 12,1 mkgf do motor elétrico traseiro. Conforme a Lexus, a potência combinada é de 308 cv e a aceleração de 0 a 100 km/h leva 6,3 segundos.
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O conjunto traz uma bateria de 18,1 kWh de capacidade e sistema de 6,6 kW de potência que só pode ser carregado em estações de corrente alternada (AC). Assim, a recarga leva cerca de 2h45 no carregador de parede (Wallbox), que vem de série no SUV junto com um carregador portátil de tomada. Já em relação ao alcance elétrico, são até 55 km usando apenas eletricidade no padrão do Inmetro.
Aliás, destaque no NX 450h+ para os números de consumo. Na cidade, em modo 100% elétrico, o SUV faz o equivalente a 36,1 km/l, enquanto que, na estrada, a média fica em 29,6 km/l – mas com alcance pequeno. Já em modo híbrido (PHEV), são 14,5 km/l e 12,7 km/l, na mesma ordem.
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SUV capricha no conteúdo

Um dos pontos altos do Lexus NX 450h+ é a cabine. Há um salto qualitativo generoso na comparação com modelos da Toyota. Além da possibilidade de personalização de cores, o SUV traz ampla forração em couro nos bancos, portas e painel, além de molduras na cor preto brilhante e as clássicas peças de madeira na decoração. O ambiente é espaçoso, graças aos 2,69 metros de distância entre-eixos. E a lista de equipamentos é sofisticada.

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Por exemplo, temos itens como coluna de direção com ajuste elétrico, Head-Up display, vidros duplos (antirruído) nas janelas, ar-condicionado de duas zonas, abertura elétrica do porta-malas, assistente de manobra e sistema de som premium da Mark Levinson com 16 alto-falantes e subwoofer.
A lista continua com câmera de visão 360º, bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e ajustes elétricos (são 12 posições e memória para o motorista), farol alto adaptativo, iluminação Full LEDS nos faróis e lanternas, e assistentes semiautônomos do pacote ADAS. Destaque para a função Safety Exit, em que as portas se travam se os sensores notarem outro veículo próximo, como uma bicicleta, no momento do desembarque de passageiros.

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Por fim, temos um painel moderno, mas ainda cheio de botões físicos (preservando a tradição da marca) e com duas grandes telas no topo. O display colorido do quadro de instrumentos é personalizável e muda conforme a seleção do modo de condução (Eco, Normal e Sport). Já o multimídia tem uma tela de 14″ rápida e com ótima conectividade, com espelhamento via Android Auto e Apple Carplay, e assistente de voz.
Como anda o novo Lexus NX 450h+

Nossa primeira experiência ao volante do Lexus NX 450h+ mesclou trechos urbanos pelo centro da cidade de São Paulo e um pouco de estrada até a vizinha Mairiporã. Começamos, portanto, rodando em modo 100% elétrico, no anda e para do trânsito. Ou seja, o momento de maior conforto a bordo do SUV da Lexus. Com direção muito macia e precisa, o NX 450h+ entrega também uma experiência silenciosa de condução de carro elétrico.
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O tamanho, naturalmente, é também um diferencial no modelo. A cabine leva cinco adultos com muito conforto, e o porta-malas tem 520 litros de volume no compartimento, ou seja, é generoso para famílias maiores que viajam com frequência. Ao mesmo tempo, o SUV é bastante fácil de manobrar e tem dimensões que facilitam no dia a dia. Isso sem falar nas tecnologias, como assistente de manobra e câmeras 360º com vários ângulos e sensores.

Na direção, temos um SUV que prioriza o conforto, equilíbrio dinâmico e a maciez. Há o modo Sport disponível, e o NX 450h+ entrega acelerações rápidas. Na cidade, em modo elétrico, tem mais torque e é ainda mais ágil nas saídas. Mas, digamos que o modelo da Lexus não tem essa pretensão de ser esportivo. A prioridade é a eficiência energética, o melhor consumo possível. Nesse ponto, é um híbrido plug-in muito competente.
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Vale a compra?
O Lexus NX 450h+ passa a ser a versão de topo de linha da gama do SUV no Brasil, com preço sugerido de R$ 457.990. O modelo se vale de um conjunto híbrido plug-in muito eficiente que entrega autonomia total (gasolina e elétrico) de cerca de 800 km com o tanque de combustível cheio e a bateria com carga completa. O carro tem 10 anos de garantia de fábrica e a marca de luxo da Toyota promete atendimento personalizado, bem como revisões com preços fixos.

Como tem uma rede de concessionários modesta, a Lexus oferece a possibilidade de atendimento a clientes nos pontos da Toyota. Assim, garante uma cobertura nacional. Além disso, o programa LexusCare promete atendimento individualizado, com visitas agendadas nas revisões com preços fixos e até encomenda de peças do Japão com transporte aéreo. É um pacote de benefícios realmente competitivo contra Audi e Volvo, que pode (e deve) render frutos.
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No mais, o NX 450h+ mostrou que não economiza nos materiais e nas tecnologias. Embora preserve um painel à moda antiga e cheio de botões, o ambiente é sofisticado. Por fim, ao volante, o SUV entrega um rodar muito macio e sólido. Com discos ventilados nas quatro rodas e vários sistemas eletrônicos de segurança, a direção é leve, precisa e segura. Um SUV moderno que chega bem empacotado ao Brasil e com um sistema híbrido avançado.
PRÓS
Baixo consumo, luxo a bordo, 10 anos de garantia e lista de equipamentos sofisticada tornam o NX 450h+ competitivo;
CONTRAS
Conjunto híbrido deve mais potência e torque, e marca Lexus carece de rede maior no País.
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FICHA TÉCNICA
Lexus NX 450H+
Motor: 2.5 16V, gasolina
Potência: 187 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 23,6 mkgf a 3.700 rpm
Motores elétricos: dois, um por eixo
Potências: 182 cv (dianteiro) e 54 cv (traseiro)
Torques: 27 mkgf (dianteiro) e 12,1 mkgf (traseiro)
Câmbio: Automático CVT híbrido; tração integral (AWD)
Bateria: 18,1 kWh
Autonomia elétrica: 55 km (Inmetro)
Comprimento: 4,66 m
Largura: 1,86 m
Altura: 1,67 m
Entre-eixos: 2,69 m
Porta-malas: 520 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Aceleração 0-100 km/h: 6,3 segundos
Consumo PHEV: 14,5 km/l (c) e 12,7 km/l (e)
Consumo EV: 36,1 km/l (c) e 29,6 km/l (e)
Preço sugerido: R$ 457.990
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