Primeira montadora a vender apenas carros híbridos no País, a Lexus – divisão de luxo da Toyota – traz ao mercado brasileiro seu SUV topo de linha, o RX 450h+. Apresentado no Festival Interlagos 2024, o modelo é o primeiro híbrido plug-in da marca a desembarcar no Brasil, já que até então o catálogo era composto apenas os híbridos plenos, ou seja, que não precisavam de recarga externa, Assim, a novidade fica posicionada acima do RX 500h F-Sport e se torna o modelo mais caro da fabricante japonesa por aqui, por R$ 609.990.
Esta é a quinta geração do SUV de luxo RX, que traz motor 2.5 de quatro cilindros associado a outros dois elétricos (um em cada eixo) para entregar 308 cv de potência e 27 mkgf de torque combinados. As baterias de 18,1 kWh são suficientes para entregar até 56 km de alcance elétrico. Já o consumo, de acordo com o Inmetro, é de 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Em termos de desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.
O RX 450h+ vem com a transmissão Hybrid Transaxle, que reduz ou aumenta as marchas de acordo com a demanda do motor. Há ainda sistema de tração integral controlado eletronicamente. Futuros donos do SUV também levam para casa um carregador portátil e uma wallbox que faz a recarga da bateria em 2h45.
Mais detalhes do Lexus RX 450h+
Com 4,89 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,69 m de altura e 2,85 m de entre-eixos, o SUV tem um porte imponente. Desse modo, sua presença é reforçada pela enorme grade dianteira em formato de ampulheta ladeada pelos finos faróis de LED com função DRL em formato de “L”, que reproduzem a identidade visual da marca. Atrás, as lanternas que se estendem para a tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 21” têm acabamento diamantado.
Por dentro, o carro tem como destaque bancos com sistema de ventilação e aquecimento nas duas fileiras, iluminação ambiente temática, teto panorâmico de vidro e ar-condicionado de três zonas. Na parte de conectividade, a central multimídia tem tela de 14” com controle de voz, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda seis portas USB-C, câmera de visão 360°, head-up display e sistema de som Mark Levinson com 21 alto-falantes.
Por fim, o pacote de segurança é bastante completo. Traz itens como sete airbags, sistemas de saída e de mudança de faixa, alerta de colisão frontal e controle de velocidade de cruzeiro, por exemplo. Completam a lista o alerta de ponto cego, suporte à frenagem de estacionamento, radar de verificação de perímetro e sistema de estacionamento automático.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!