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Lexus RX ganha nova geração cheia de tecnologias e inteligência artificial
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Lexus RX ganha nova geração cheia de tecnologias e inteligência artificial

Sistema de entretenimento do Lexus RX tem assistente inteligente e atualizações feitas pelo ar; SUV tem três opções distintas de motorização

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

06 de jun, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Lexus
Lexus RX muda design dianteiro e tem lanternas traseiras unidas
Crédito:Lexus/Divulgação

O Lexus RX acaba de ganhar a quinta geração, e muda por inteiro. Feito sobre a plataforma GA-K do grupo Toyota, o utilitário de luxo promete até falar com o motorista. Assim, vai obedecer aos comandos, como faz a assistente virtual da Mercedes-Benz, por exemplo. E, claro, o sistema, incluindo os recursos de segurança, terá atualizações remotas.

Para começar, o novo Lexus RX teve o peso reduzido em cerca de 90 quilos e apresenta melhor distribuição. Para ajudar na dinâmica, tem também suspensão com braços múltiplos no eixo traseiro. Entretanto, o SUV criado em 1998 – e com mais de 3,5 milhões de unidades vendidas – quase não muda o tamanho. Ou seja, tem 4,89 metros de comprimento e 1,92 m de largura (2,5 cm a mais). Já no entre-eixos cresceu 6 cm e tem 2,85 metros.

Lexus
Lexus/Divulgação

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Inteligente

A Lexus não adiantou detalhes sobre o sistema Lexus Interface. Mas promete que o SUV de luxo tem navegação em nuvem, atualizações OTA (over the air) e pode ser totalmente controlado por voz por meio de assistente inteligente. As portas, por exemplo, podem abrir sozinhas. E há luzes coloridas que dão boas-vindas ao motorista, informa a marca. O painel de instrumentos é digital. Com tanta modernidade, o relógio analógico, evidentemente, foi banido.

No mais, o SUV tem tela central de 9,8″ ou 14″ como opcional, teto solar panorâmico, head up display e, claro, não poderia deixar de fora a direção semiautônoma. No pacote Lexus Safety System+ 3.0 tem: controlador de velocidade adaptativo com controle da velocidade em curvas, e alerta de colisão com frenagem autônoma. O reconhecimento de pedestres está mais eficiente – para evitar atropelamentos. O suporte em cruzamentos e na detecção de motocicletas também foi otimizado.

Lexus/Divulgação

Por fim, o assistente de estacionamento está melhor, de acordo com a Lexus. Agora, ele desloca automaticamente o veículo para a frente quando a vaga é apertada.



Opções de motor

Visualmente, o novo Lexus RX mantém o DNA, entretanto, mostra novidades nos para-choques, faróis e grade. Na traseira, a Lexus optou por lanternas interligadas. O logotipo da marca sai de cena para a estreia do nome “Lexus”.

Mas é por baixo de toda essa nova carroceria que o modelo traz as novidades mais importantes: as três novas motorizações. Na configuração de entrada (RX 350), o SUV optou pelo motor turbo (a combustão) 2.4 de 279 cv e 43,8 mkgf em substituição ao 3.5 V6 anterior. Junto com ele trabalha o câmbio automático de 8 marchas. Há opções de tração dianteira ou integral. Tais credenciais levam o RX básico da inércia aos 96 km/h em 7,2 segundos (4×4). Em termos de consumo, a marca japonesa anuncia que o modelo faz média de 10,2 km/l.


Híbrido

Na sequência, vem o RX 350h. Nele, o motor 2.5 aspirado se combina a um sistema híbrido leve. Desse modo, faz 14 km/l de consumo. Em relação à potência, gera 249 cv e 32,2 mkgf, com zero a 96 km/h em 7,4 segundos. Este tem câmbio CVT e tração integral.

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Lexus/Divulgação

Por fim, tem a RX 500h F Sport Performance. Nela, vem o conjunto híbrido plug-in com tração integral Direct4. Assim, além de o mesmo 2.4 turbo da configuração 350, há um motor elétrico no eixo traseiro. No total, são 372 cv e um torque de 55 mkgf. O câmbio automático tem 6 marchas.


Com esse conjunto, os números são os melhores. O zero a 100 km/h é feito em 6 segundos. No visual, o Lexus RX Performance tem para-choques exclusivos, grade frontal diferenciada, rodas de 21″ (19″ nas demais) e entradas de ar maiores, por exemplo. O consumo declarado é de 11 km/l. E vem ainda a versão 450h+, também híbrida.

As seis opções de acabamento ficam assim: Standard, Premium, Premium+, Luxury, F Sport Handling, e F Sport Performance. O lançamento é esperado para o fim deste ano, de início nos Estados Unidos. Na sequência, o SUV irá para outros mercados da Ásia. No Brasil, deve chegar apenas daqui a um ano, lá por meados de 2023.

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