Você está lendo...
Lexus substitui espelhos externos por câmeras
Tecnologia

Lexus substitui espelhos externos por câmeras

Sistema equipa sedã ES vendido no Japão e tem imagens projetadas em telas de cinco polegadas; tecnologia promete mais segurança que espelhos convencionais

Redação

13 de set, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

espelhos
Câmeras são mais resistentes ao acúmulo de poeira e neve
Crédito:Foto: Lexus/Divulgação
espelhos

A Lexus instalou no sedã ES o primeiro sistema de câmeras que substituem por completo os retrovisores externos. Por enquanto a tecnologia será restrita ao Japão por questões de legislação. Mas poderá chegar ao resto do mundo quando as questões sobre sua utilização forem resolvidas.

O Digital Outer Mirrors, como a Lexus chama as câmeras, ficam posicionadas exatamente onde eram os espelhos convencionais. No entanto, o alojamento das câmeras é menor do que uma carcaça de espelho, o que melhora a aerodinâmica do modelo e diminui barulho de vento com o carro em velocidade. Os nichos das câmeras também são mais protegidos contra chuva e acúmulo de neve.

As imagens são projetadas em duas telas de cinco polegadas posicionadas nos cantos das portas, onde o motorista está acostumado a procurar os espelhos.

Publicidade


Outra vantagem do sistema é a adaptabilidade, já que a imagem ganha zoom quando o motorista aciona algum indicador de direção, ajudando na manobra. Se o monitor de ponto cego detecta um carro, a câmera é capaz de mudar o ângulo para enquadrar o carro oculto. À noite, as câmeras aumentam o brilho e têm melhor contraste ante os espelhos tradicionais. O motorista também pode ajustar vários parâmetros de acordo com suas preferências.

Outras marcas

A Lexus é a primeira a colocar o sistema num carro de produção. A Audi demonstrou interesse em usar câmeras no E-Tron, seu futuro SUV elétrico. A Mercedes-Benz já trocou os espelhos externos por câmeras no caminhão Actros europeu.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.