A meta da Lexus é reduzir emissões de CO2 em mais de 50% até 2025. E um novo passo nessa direção acaba de ser dado, afinal, a marca japonesa lançou no Brasil a linha 2025 do UX 300h. Nele, a principal novidade é, a princípio, a maior eficiência energética do conjunto híbrido. O crossover (a marca fala que o modelo é uma mistura de SUV e hatch) está mais potente, tem apenas uma versão de acabamento, mas o preço se manteve estável. Afinal, os R$ 299.990 cobrados pela marca são o meio termo entre as antigas versões de entrada e de topo.
A começar pelo visual, o crossover premium não mudou em nada. Continua com o belo design da atual geração – que chegou ao mercado no fim da década passada. Destaque para os faróis iluminados por LEDs com detalhes em “L”. As lanternas atravessam a tampa do porta-malas e têm desenho aerodinâmico. Para completar, as rodas de liga leve com 18″ completam o visual requintado, com acabamento em preto e diamantado.
Híbrido melhorado
Em síntese, a novidade do UX 300h é no sistema híbrido. A mudança veio tanto na capacidade, como no desempenho. A princípio, cabe recordar que o modelo carrega o mesmo motor 2.0, quatro cilindros a gasolina combinado com um motor elétrico.
Potência
O motor a combustão agora gera 152 cv de potência, contra 145 cv do modelo anterior. Entretanto, o motor elétrico dá um salto de 3 cv, para 112 cv. Em síntese, ganho de 14 cv na potência máxima combinada, de 198 cv – antes, eram entregues 184 cv.
E não é só isso. O torque do motor elétrico também aumentou. Foi de 20,2 mkgf para 20,6 mkgf. No motor a combustão, continuam os mesmos 18,8 mkgf. O torque combinado, todavia, a marca não divulga. Seja como for, o modelo ficou um pouco mais esperto, sobretudo, nas arrancadas e retomadas de velocidade. De acordo com dados divulgados pela Lexus, o UX 300h acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos.
Quinta geração do conjunto híbrido
Há ganho de desempenho, mas tudo se deve à quinta geração do Lexus Hybrid System. Já a nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave. A alavanca tem formato joystick.
Ao volante
O test-drive de lançamento do UX 300h partiu da concessionária Lexus Jardins – estabelecimento situado na zona nobre da cidade de São Paulo -, até São Roque, a cerca de 70 km da capital. Mesmo no péssimo asfalto da maior metrópole do Brasil, o SUV (ou crossover) transmite o conforto que se espera de um carro dessa categoria. Mas o espaço interno não é dos maiores e pode incomodar no caso de viagens com três pessoas no banco de trás.
É bastante esperto (até porque é pequeno e leve) e nada de rolar nas curvas. São três modos de condução: Normal, ECO e Sport. Esperto e silencioso, o modelo tem a missão de combater SUVs como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e companhia. Até mesmo Volvo e Mini entram na mira, confirma a japonesa.
E se a rodagem é agradável, a falta de exagero da Toyota é melhor ainda. Por dentro, tem acabamento caprichado, materiais sensíveis ao toque e couro em diversas partes da cabine. A central multimídia de 12,3″ chama atenção. Nela, câmeras, mapa próprio e espelhamento Apple CarPlay sem fio. Já quem tem Android Auto não escapa do uso de fio para conexão. Ademais, a tela reúne a maioria dos sistemas. Mas para mexer no ar-condicionado (digital de duas zonas) ou no volume do som, há teclas físicas – o que é ótimo.
Segurança extra
Como única opção de acabamento, o modelo da Lexus tem ainda otimização da lista de sistemas de segurança. Agora, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) funciona em tempo integral e não só acima dos 40 km/h. Na lista, figuram ainda, assistente de manutenção de faixa, os sistemas de identificação de ponto cego e de colisão frontal, bem como farol alto automático. Faltou, apenas, um head up display (projeção dos dados do quadro de instrumentos no para-brisas), que evitaria ainda mais que o motorista tirasse os olhos da estrada. Por fim, o carro conta com Safety Exit Assist (SEA). Quer dizer: monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas.
A lista de equipamentos destaca, ainda, bancos com memória, ventilação e aquecimento, carregador de smartphone por indução, assistente de estacionamento, modo de condução EV (elétrico), vidros hidrofóbicos (expulsa a água), limpadores de para-brisa com sensor de chuva e oito airbags.
Por fim, e não menos importante, uma das principais novidades do UX 300h é o quadro de instrumentos 100% digital. O visual é limpo e funcional. E foi por ali que visualizamos o consumo de combustível do modelo, que ficou em 15,5 km/l durante o teste. Já pelo Inmetro, o consumo oscila entre 17,3 km/l (cidade) e 14,9 km/l (estrada).
PRÓS
Pacote tecnológico do modelo inclui duas telas de 12,3″, ar-condicionado automático e digital, cinco portas USB, porta-malas com sistema hands free e bancos com memória, aquecimento e ventilação
CONTRAS
Espaço interno não é suficiente para cinco adultos e, além de pouco espaço para três pessoas atrás, tem porta-malas pequeno, de apenas 268 litros
FICHA TÉCNICA
Lexus UX 300h
Motor: 2.0 litros, quatro cilindros, 16V, a gasolina + elétrico
Potência combinada: 198 cv
Torque (combustão): 18,8 mkgf
Torque (elétrico): 20,6 mkgf
Câmbio: ECVT
Aceleração 0-100 km/h: 8,1 segundos
Bateria: 4,08 (íons de lítio)
Tanque: 40 litros
Peso: 1.585 kg
Comprimento: 4,50 m
Largura: 1,84 m
Altura: 1,52 m
Entre-eixos: 2,64 m
Porta-malas: 268 litros
Preço sugerido: R$ 299.990
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