Depois de renovar sua atividade no Brasil com o jipinho X60, a Lifan dá continuidade à estratégia de crescimento no País com o sedã compacto 530. O modelo é montado no Uruguai e chega às concessionárias da marca ainda esse mês tabelado a R$ 38.990 na versão básica. Há ainda uma opção topo, chamada Talent, que custa R$ 40.990. A ideia é roubar clientes de modelos mais consagrados, como Renault Logan, Chevrolet Prisma, Toyota Etios sedã e Fiat Grand Siena.
Sob o capô, um 1,5 litro de 103 cv que bebe apenas gasolina e é sempre acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Há freios ABS com discos nas quatro rodas, item raro no segmento.
Ao menos, a Lifan lotou o 530 de equipamentos. A versão mais simples tem o trivial para a categoria, como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio elétrico e sistema de som. Já o 530 Talent adiciona uma central multimídia com câmera de ré, navegador por GPS e conexões USB e Bluetooth de série. Para a topo ainda há um pacote de opcionais que inclui bancos em couro e luzes diurnas de LED, por mais R$ 1.500. Faltam comandos no volante, disponíveis nos principais concorrentes.
O desenho não é nenhum arroubo de criatividade, mas tem linhas harmoniosas e traços bem arrematados. O terceiro volume é bem integrado e a traseira alta abre espaço para um porta-malas com bons 475 litros. A Lifan espera vender 300 unidades do 530 até o fim de 2014 nas 49 concessionárias abertas.