Vinte e quatro anos depois, o presidente russo, Vladimir Putin, volta a visitar a Coreia do Norte. Desta vez, recebido pelo líder Kim Jong-un (em 2000, o país era comandado por Kim Jong il, pai de Jong-un). Mas o encontro não foi marcado apenas pelo reforço da aliança entre os países. Para estreitar ainda mais a relação, a dupla resolveu até mesmo fazer troca de presentes.
Na última semana, desse modo, o líder norte-coreano ganhou uma Limousine de Putin. O modelo é, de fato, uma cópia dos veículos Rolls-Royce, de 2018. Chamado Aurus Senat Limusina (a marca conta ainda com as variantes sedã e sedã longo no portfólio), o modelo tem motor 4.4 V8 biturbo híbrido, desenvolvido em parceria com a Porsche. O propulsor a combustão tem, no total, 598 cv. Já o elétrico gera 63 cv. De acordo com informações do site da marca, tem 89,7 mkgf de torque. E o carro tem câmbio automático de nove marchas. A dupla de líderes, inclusive, passeou pelas ruas da capital da Coreia do Norte, Pyongyang, a bordo do modelo.
Em medidas, o mimo que Putin deu a Jong-un tem 6,6 metros de comprimento. Trata-se, afinal, de uma versão alongada do carro. Por dentro, tem bancos (dois assentos reclináveis para passageiros) revestidos com couro, frigobar, mesas e acabamento em madeira. Quadro de instrumentos digital, central multimídia, tela para passageiros traseiros e saídas de ar-condicionado para todos os lados fazem parte do pacote.
Ademais, o carro tem câmeras de vigilância e sistema de visão noturna. Como se podia esperar, a Limousine tem blindagem. Por isso, pesa 6,2 toneladas. Isso é quase o dobro do modelo convencional, de 3,5 t.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!