O 22º Encontro Nacional de Automóveis Antigos, ou Brazil Classic Show 2016, terminou hoje em Araxá (MG) com a entrega de prêmios às relíquias que mais se destacaram na mostra. A consagração maior é o Troféu Roberto Lee, que premia o automóvel mais representativo de todo o evento. E o antigo que se sagrou glorioso foi o Lincoln K Coupe Le Baron V12 1936, de propriedade de Rubio Fernal.
Em sua primeira exposição ao grande público, o Lincoln, exemplar único em território brasileiro, teve de enfrentar pesos-pesados como os também favoritos Packard Saoutchik 1931 e Rolls-Royce Phantom V PV de 1967 – apenas alguns exemplos que expressam o altíssimo quilate do evento mineiro.
A Lincoln, divisão de topo da Ford nos Estados Unidos, produziu o modelo K entre 1930 e 1940. Os motores V12 de 6,3 litros foram incorporados à linha a partir de 1933. O modelo saiu de cena gradativamente na medida em que os sucessores Zephyr e Continental passaram a conquistar a preferência dos consumidores de luxo da marca.