_red.jpg)
A maior novidade da Amarok a Volkswagen guardou para o segundo semestre do ano que vem. Em agosto, a marca alemã deve lançar no Brasil a opção com motor a diesel turbo 3.0 V6. A nova motorização chega primeiramente na Argentina, onde a picape é produzida. A Amarok V6 deverá chegar às lojas argentinas no primeiro trimestre do ano que vem. O motor 3.0 V6 a diesel é o mesmo que já equipa o Touareg em alguns mercados. Gera 224 cv de potência e cerca de 56 mkgf de torque.
Afora a novidade, que ainda demora um pouco a chegar, principalmente por causa dos trâmites relativos a homologação, a Volkswagen foi tímida ao apresentar a linha 2017 da Amarok, em Calafate, sul da Argentina. Em plena temporada de renovação de picapes médias (recentemente, Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger mudaram bastante), a montadora alemã contentou-se em fazer retoques visuais e investiu em tecnologia.
O modelo, que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro, mantém o motor 2.0 a diesel em variações com um ou dois turbos. O primeiro rende 140 cv (com torque de 34,7 mkgf) e está na versão S. Trabalha em dupla com o câmbio manual de seis marchas.
O biturbo tem 180 cv (e torque de 40,8 a 42,8 mkgf, dependendo da versão), e faz dupla com transmissão manual (na versão SE) ou o câmbio automático de oito marchas (demais versões).
Ao contrário de concorrentes como S10 e Ranger, a Amarok não oferece sistemas que detectam se o carro está saindo da faixa de rolamento, nem alertam sobre risco de colisao, se o trânsito à frente esta parando, por exemplo. Esses sao dois exemplos de tecnologias presentes nas concorrentes da Chevrolet e Ford.
As maiores mudanças concentram-se na dianteira e no interior.A frente retocada tem linhas mais retas e traz novos para-choque, grade e faróis de neblina (que deixaram de ser redondos e agora são trapezoidais). As novas entradas de ar têm formato de colmeia, e a grade recebe frisos, dependendo da versão. A Trendline tem grade fosca com friso cromado. Na Highline, ela é em preto brilhante, com dois frisos. Vista de lado, as alterações resumem-se às novas rodas, que vão do aro 16 ao 20.
Uma das novidades é a série Extreme, com visual um pouco mais agressivo. Ela se junta às opções S (cabine simples e dupla), SE, Trendline e Highline, todas com cabine dupla.
Por dentro, o quadro de instrumento recebeu nova iluminação branca, em vez da vermelha.
Na linha 2017 (cujas vendas começam no final de novembro, logo após o salão), a Amarok passa a oferecer sistema de frenagem automática em caso de colisão, para evitar batidas posteriores ao primeiro impacto. Isso ocorre quando o motorista não consegue controlar o veículo depois do choque. É o mesmo dispositivo do Golf.
Além disso, a picape também passa a contar com mais conectividade, a exemplo do que ocorre em modelos como o próprio Golf, Fox e Gol. São os sistemas Composition Media (disponível na versão Trendline) e Discover Media (Highline e Extreme). Esta permite espelhar conteúdo de celulares na tela de 6,33″, além de trazer navegador GPS. É compatível com plataformas MirrorLink, Google Android Auto e Apple Carplay.
A versão Highline também recebeu sensores de pressão nos pneus. E os bancos, também novos, são mais envolventes.
ctv-v4h-nova-amarok-6
Nova VW Amarok 2017
ctv-ut6-nova-amarok-9
Nova VW Amarok 2017
ctv-42x-nova-amarok-14
Nova VW Amarok 2017
ctv-ozu-nova-amarok-19
Nova VW Amarok 2017
ctv-xmt-nova-amarok-11
Nova VW Amarok 2017
ctv-kmu-nova-amarok-18
Nova VW Amarok 2017
ctv-upc-nova-amarok-7
Nova VW Amarok 2017
ctv-ejw-nova-amarok-16
Nova VW Amarok 2017
ctv-cej-nova-amarok-17
Nova VW Amarok 2017
ctv-frb-nova-amarok-12
Nova VW Amarok 2017
ctv-ww4-nova-amarok-20
Nova VW Amarok 2017
ctv-ine-nova-amarok-8
Nova VW Amarok 2017
ctv-ozj-nova-amarok-35
Nova VW Amarok 2017
ctv-yd3-nova-amarok-10
Nova VW Amarok 2017
ctv-n4o-nova-amarok-21
Nova VW Amarok 2017
ctv-s3s-nova-amarok-24
Nova VW Amarok 2017
ctv-utv-nova-amarok-34
Nova VW Amarok 2017