A receita foi aprimorada: espaço interno de sedã médio, preço de compacto e boa lista de equipamentos agora vêm acompanhados por um visual bonito por dentro e por fora. Com esses ingredientes, a nova geração do Renault Logan, na versão Expression 1.6, superou neste comparativo o líder do segmento, Fiat Grand Siena, e outro que passou por recente renovação, o Chevrolet Prisma.
O Logan se deu bem por ter o menor preço. O Renault parte de R$ 39.440, enquanto o Grand Siena Essence 1.6 começa em R$ 42.890 e o Prisma LT, em R$ 40.490. Também pesou a favor do sedã feito em São José dos Pinhais (PR) o fato de ele ter mais equipamentos de série que os rivais.
A briga com o Prisma foi bem acirrada. O Chevrolet ficou apenas um ponto atrás do Logan (veja na próxima página) por ser mais gostoso de dirigir e ter agilidade semelhante. Apesar de trazer motor 1.4, a potência é idêntica à do 1.6 do Renault – 106 cv com etanol.
O torque inferior é compensado pela eficiência do câmbio, mais bem escalonado e preciso que o do Renault. No trânsito urbano, em que mudanças de marcha são mais constantes, o Prisma agrada mais que o Logan – e sem ficar devendo quando o assunto é fôlego.
Em agilidade quem se deu melhor foi o Grand Siena, com seu 1.6 de até 117 cv (etanol). Mesmo sendo mais pesado que os concorrentes, ele compensa essa desvantagem com o maior torque. Além disso, seu câmbio é bem escalonado, embora careça de precisão.
Nada que se compare, porém, à sensação ruim de trocar as marchas do Logan. Esse é o ponto crítico do modelo paranaense. Além de os engates serem difíceis, a alavanca apresenta muita vibração.
1º RENAULT LOGAN AUTHENTIQUE 1.6
A segunda geração do carro corrigiu as falhas do anterior. O desenho abandonou as linhas quadradonas e agora é atraente. O interior melhorou, e ficou bonito na versão avaliada, com molduras nos quadros e um belo painel central. O preço continua competitivo – entre os modelos desta comparativo, é o mais em conta -, assim como o espaço interno. Ponto crítico é o câmbio, com engates difíceis, que causa até certo desconforto.
Raio-X
Preço sugerido – R$ 39.440
Motor – 1.6, 4 cil., 8V, flexível
Potência – 106 cv a 5.250 rpm (etanol)
Torque – 15,5 mkgf a 2.850 rpm (etanol)
Câmbio – Manual, cinco marchas
Comprimento – 4,35 metros
Entre-eixos – 2,63 metros
Porta-malas – 510 litros
Seguro* – R$ 1.470,74 (Itaú)
2º CHEVROLET PRISMA LT
A nova plataforma deixou o Prisma, cuja segunda geração foi lançada no início do ano, um carro muito bom de dirigir. Ressaltam essa sensação a suspensão bem ajustada e a direção de respostas diretas. A principal falha é a lista de equipamentos de série, na qual falta ar-condicionado, item de série nos concorrentes. Para tê-lo, o cliente paga R$ 2 mil. O sistema multimídia está em pacote de R$ 3,6 mil.
Raio-X
Preço sugerido – R$ 40.490
Motor – 1.4, 4 cil., 8V, flexível
Potência – 106 a 6.000 rpm (etanol)
Torque – 13,9 a 4.800 rpm (etanol)
Câmbio – Manual, cinco marchas
Comprimento – 4,27 metros
Entre-eixos – 2,52 metros
Porta-malas – 500 litros
Seguro* – R$ 1.806,22
3º FIAT GRAND SIENA ESSENCE
É o mais ágil deste comparativo graças ao moderno motor, que tem até 117 cv. Além disso, sua lista de opcionais traz itens não disponíveis no rival, como air bags dianteiros laterais e teto solar. O painel central, no entanto, é o único que não tem tela para o sistema multimídia. O que comprometeu o Grand Siena, no entanto, foi o preço. Ele é o mais caro e seu seguro supera o do Logan em mais de R$ 2 mil.
Raio-X
Preço sugerido – R$ 42.890
Motor – 1.6, 4 cil., 16V, flexível
Potência – 117 a 5.500 rpm (etanol)
Torque – 16,8 a 4.500 rpm (etanol)
Câmbio – Manual, cinco marchas
Comprimento – 4,29 metros
Entre-eixos – 2,51 metros
Porta-malas – 520 litros
Seguro* – R$ 3.800
*Cotações feitas pela Résicor (011-2239-4900) para o perfil de homem de 40 anos, casado, morador do centro da capital
NOTAS
LOGAN
Acabamento – 3
Câmbio – 2
Conforto – 5
Desempenho – 3
Equipamentos – 4
Ergonomia – 4
Espaço – 5
Estabilidade – 3
Estilo – 4
Instrumentos – 4
Motor – 3
Porta-malas – 5
Preço – 5
Seguro – 4
Suspensão – 3
Total – 57
PRISMA
Acabamento – 3
Câmbio – 4
Conforto – 3
Desempenho – 3
Equipamentos – 3
Ergonomia – 4
Espaço – 4
Estabilidade –
Estilo – 4
Instrumentos – 4
Motor – 4
Porta-malas – 5
Preço – 3
Seguro – 4
Suspensão – 4
Total – 56
GRAND SIENA
Acabamento – 4
Câmbio – 3
Conforto – 3
Desempenho – 4
Equipamentos – 5
Ergonomia – 4
Espaço – 4
Estabilidade – 3
Estilo – 4
Instrumentos – 3
Motor – 4
Porta-malas – 5
Preço – 3
Seguro – 2
Suspensão – 2
Total – 53
(Total de 75 pontos possíveis. Avaliação: 1 – muito ruim; 2 – ruim; 3 – regular; 4 – bom; 5 – ótimo)