15/02/2012 - 5 minutos de leitura.

Luxo encarnado: 45 anos do Ford Galaxie

Sedã mais confortável, luxuoso e espaçoso feito no Brasil em todos os tempos comemora 45 anos nesta quinta-feira 16. Baseado no americano, começou a ser feito no Brasil dia 16 de fevereiro de 1967 e logo se tornou o sonho de consumo dos ricos

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Galaxie foi lançado no País em 16/02 de 1967. Foto: Ford/Divulgação

DIEGO ORTIZ

O sedã mais confortável, luxuoso e espaçoso feito no Brasil em todos os tempos vai comemorar 45 anos amanhã. Baseado no modelo americano, o Galaxie começou a ser feito no País no dia 16 de fevereiro de 1967 e logo se tornou o sonho de consumo dos ricos. Imponente, com 5,33 metros de comprimento e 3,03 metros de entre-eixos, daria para, literalmente, morar nele.

Galaxie 500 do leitor Gilberto Luccas. Fotos: Sergio Castro/AE

Tamanho espaço, digno de primeira classe – podia levar seis pessoas -, foi o que mais chamou a atenção da alta sociedade, que não via a hora de colocar as mãos em um. Tanto que em 1968 o Galaxie alcançava a marca de 13.700 unidades vendidas.

Continua depois do anúncio

Para mover as voluptuosas dimensões e o peso de 1.730 quilos do sedã, a Ford instalou um motor Y-Block 272 V8 de 4.458 cm³ que gerava 164 hp de potência bruta(110 cv líquidos) emprestado da picape F-100.


Esse vê-oitão não era suficiente para o Galaxie. A velocidade máxima chegava a 150 km/h, o 0 a 100 km/h era feito em 15 segundos e o consumo, altíssimo.

Em 1969 chegava ao mercado a versão LTD, ainda mais luxuosa. Foi o primeiro carro brasileiro a ter ar-condicionado e o segundo a receber câmbio automático. Para tentar entrar em mais garagens, a Ford lança em 1970 uma versão de entrada, sem frisos, câmbio hidramático, rádio e relógio. Os pneus, comuns, não tinham faixa branca.


LTD Landau 1983. Foto: Eduardo Nicolau/AE

A concorrência cresceu com o lançamento do Dodge Dart e o Chevrolet Opala Gran Luxo. A Ford, então, percebeu que o caminho era se destacar, e não descer o nível, e lançou o LTD Landau, o Galaxie definitivo.

Mostrado em 1971, ele trazia jacarandá no painel e portas, teto de vinil, veludo inglês e casimira inglesa no acabamento… um luxo só. Após algumas reestilizações, o Galaxie mudou bastante em 1976, com destaque para os faróis e lanternas.

Em 1979 o 500 saiu de linha. Sobraram o LTD e Landau, que por causa da crise do petróleo ganharam motor 302 5.0 de 199 hp brutos (135 cv) a etanol e tanque de 107 litros. Com as mudanças no mercado, ávido por carros menores e econômicos, o LTD sai de linha em 1982. No dia 2 de abril de 1983 o Landau, último dos Galaxie, deu adeus após vender 77.850 unidades no País. Em seu lugar veio o Del Rey, também focado no luxo. Mas não chegava aos pés do Galaxie.


Notícias relacionadas

Notícias

Honda NSX que foi de Ayrton Senna está em leilão na Inglaterra

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Acura NSX 1992 é encontrado após 30 anos parado

Notícias

VW Golf 50 anos: relembre as oito gerações do hatch ícone da marca

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS