
A versão de entrada do Mitsubishi ASX deverá custar cerca de R$ 80 mil no mercado nacional (Foto: Mitsubishi/Divulgação)
A estreia do Toyota RAV4 4×2, prevista para novembro, mostra que as fabricantes estão investindo pesado nas opções de utilitários e crossovers com tração apenas em duas rodas. Além do modelo japonês, outros dois veículos 4×2 estão confirmados para breve no País: Mitsubishi ASX e Range Rover Evoque. Todos, aliás, estarão no Salão do Automóvel, que começa nesta quarta-feira (27).
“Trata-se de um realinhamento nas gamas das marcas com objetivo de ganhar volumes”, diz o consultor de mercado Luc de Ferran. “Quando a montadora lança uma versão de um modelo por R$ 10 mil a menos, por exemplo, o leque de interessados aumenta muito, o que faz com que o segmento cresça, roubando clientes de outras categorias”, explica.
Segundo o especialista, as peruas e picapes médias 4×2 são as que mais perdem clientes para os utilitários com tração dianteira. “O mais interessante é que a chegada dessas versões geralmente não atrapalha as vendas do restante da gama”, afirma Ferran.