Você está lendo...
Mantenha a calma em meio ao caos
Notícias

Mantenha a calma em meio ao caos

Apenas na primeira quinzena deste mês, a Polícia Militar registrou 46 queixas de brigas de trânsito. Se ritmo for mantido, total de ocorrências de dezembro vai superar em 30% a média dos outros meses. Saiba driblar o estresse

18 de dez, 2010 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Mantenha a calma em meio ao caos

Motorista profissional, Modonesi é sempre eleito o condutor nas saídas da turma. “Se for dirigir, não bebo, levo isso muito a sério”, diz (Foto: Sérgio Castro/AE)

Viviane BiondoO aumento do número de veículos nas ruas combinado às chuvas de verão agrava o caos no trânsito nessa época do ano. O resultado são motoristas cada vez mais estressados. Apenas na primeira quinzena deste mês, a Polícia Militar registrou 46 queixas de brigas de trânsito. Se esse ritmo for mantido, o total de ocorrências de dezembro vai superar em 30% a média dos outros meses. O JC conversou com especialistas de várias áreas que deram dicas para tornar o trânsito mais gentil.

Como há mais compromissos sociais, o consumo de bebidas alcoólicas também cresce. Segundo o tenente da PM Cleodato do Nascimento, esse quadro contribui para as brigas de trânsito. “O motorista perde o reflexo e, alterado, pode iniciar confusões mesmo estando errado.”

Publicidade


A empresária Carolina de Aguirre utiliza o serviço “Motorista Amigo”, oferecido por sua seguradora, quando se sente cansada ou consome bebidas alcoólicas. “Antes, deixava o carro na rua, ia embora de táxi e o buscava no dia seguinte.”

A agenda lotada também contribui para aumentar o estresse. “É preciso driblar o trânsito lento para cumprir compromissos dos quais não se pode fugir”, diz Raquel Almqvist, diretora do Departamento de Psicologia da Abramet. Nesse caso, segundo Dennys Riper, consultor do Centro de Prevenções de Acidentes (Cepa), o principal risco é deixar a emoção tomar o controle. “Fadiga, pressa e cansaço refletem na forma de guiar.”

Adotar uma postura gentil no trânsito ajuda a evitar conflitos. “O motorista deve se lembrar que em uma condição de visibilidade ruim, por exemplo, todos estão sujeitos a dar uma fechada”, orienta Nascimento.


Wellington Modonesi fica responsável pelo carro quando sai com seu grupo de amigos. Além de não beber, ele diz que contar até dez antes de se exaltar ao volante. “A outra pessoa pode estar com mais problemas que eu”, diz o motorista profissional.

O comerciante Osmar Henrique dos Santos teve a moto atingida há dois anos por um condutor alcoolizado. Ele conta que o acidente serviu para conscientizá-lo sobre os riscos do trânsito. “É preciso guiar prevendo os erros dos outros. Posso estar bem e outro, não.”

Fuja da briga:


Buzinar, só para alertar
O outro motorista pode achar que se trata de provocação;

Não use celular ao volante
Falar ou enviar mensagens causa distração e risco de erros;

Peça e aceite desculpas
Seja tolerante com os erros cometidos por outros motoristas;


Respeite as leis de trânsito
Não se esqueça de usar a seta e sinalizar as manobras;

Cuidado ao ultrapassar
Se o motorista do outro carro acelerar, desista e espere sua vez;

Capriche na seleção musical
Uma boa trilha sonora ajuda a relaxar em situações de estresse.


Deixe sua opinião