Quando se fala em Tata Motors, a primeira coisa que pode vir à mente é o longínquo Nano, hatch mais barato do mundo, ou mesmo que trata-se da dona do grupo Jaguar Land Rover. Seja como for, a Tata tem planos para seu mercado natal, a Índia, e o mais recente dele é um SUV elétrico. Estamos falando do conceito Avinya X, revelado na Auto Expo 2025.
Embora ainda seja um conceito, o modelo dá diretrizes de design para os próximos passos da linha Avinya premium da Tata. Todos os modelos dessa série utilizarão EMA (Electrified Modular Architecture) da Jaguar Land Rover, uma vez que a Tata é dona do grupo. Entretanto, há um acordo para o pagamento de taxa de royalties.
O acordo, assinado em 2023, inclui componentes-chave como arquitetura eléctrica, unidades de tração, conjuntos de baterias e compartilhamento de conhecimento técnico e de fabricação. Desta forma, tem a base e estrutura do projeto elétrico da Tata, por exemplo. Além disso, o visual minimalista ajuda o modelo a não cair na mesmice dos designs atuais.
Tata Avinya X tem visual que remete à Range Rover Velar
Sem uma grade tradicional, o Avinya X concept substitui a peça por um painel inteiriço da cor da carroceria. Ainda externamente, o acabamento superior é em preto brilhante, eo vidro traseiro afilado remete um pouco ao Range Rover Velar, por exemplo. Por dentro, uma fina barra de LED ilumina o painel de instrumentos, que minimalista, tem poucos itens.
Uma grande tela multimídia semelhante aos utilizados pelos modelos recentes da JLR é apresentado, assim como um painel de instrumentos digital fino. O conceito também tem uma iluminação ambiente de cores vivas e muito couro de toque suave.
Seja como for, há poucas informações a respeito de cavalaria ou mesmo dados de desempenho. Entretanto, espera-se que o próximo SUV elétrico da Tata ofereça uma autonomia de mais de 480 km com uma única visita ao carregador.
O Jornal do Carro também está no Instagram!